5Elementos ganha medalha de ouro em concurso nacional

4 de dezembro de 2017

Share

Vote nesse post
[Total: 1    Média: 5/5]

Foto: Sérgio Gottard

O Ceará foi novamente campeão em concurso de cervejas artesanais. A 5Elementos, primeira cervejaria artesanal do Estado, inaugurada em setembro de 2016, recebeu mais uma medalha de ouro. A microcervejaria, que já havia levado outras duas medalhas de ouro, com as cervejas WIT 5 Bier e Abyssal, em concurso de âmbito nacional, no ano de 2016, participou da I Copa da Cerveja de POA, realizada em  Porto Alegre (RS), e venceu a  categoria Herb & Spice Beer, com a RESERVE 2017, rótulo especialmente lançado em comemoração ao primeiro ano da fábrica.

O concurso, que teve 718 rótulos inscritos de 154 cervejarias do país, além de algumas do Chile e Uruguai, contou com júri especializado de padrão internacional, reunindo nomes de peso, como o americano John Palmer (autor de clássicos como “How to Brew”), Steve Piatz (2º juiz mais graduado do BJCP, entidade que define os estilos julgados nos concursos), Fergal Murray (que foi mestre cervejeiro da Guinness) e Melissa Cole, esta última crítica de cerveja do jornal inglês The Guardian.  As cervejas foram analisadas pelo júri especializado e separadas em 21 categorias diferentes. Um software ajudou na pontuação das cervejas, distribuindo premiações “ouro”, “prata” e “bronze” pra cada estilo julgado. Apenas 10 cervejas foram premiadas com medalha de ouro em todo o concurso, em suas respectivas categorias.

A cerveja premiada da 5Elementos é uma Russian imperial Stout complexa, que leva cacau, lactose, canela, baunilha e café maturado em barris de bourbon. Essa cerveja é produzida apenas uma vez ao ano, com garrafas rotuladas e numeradas de acordo com a safra do ano correspondente.

A 5Elementos vem se destacando no cenário brasileiro de cervejas artesanais, entre especialistas e apreciadores de cerveja, principalmente pelas suas Imperial Stouts (cerveja forte escura), com destaque para a também premiada Abyssal e suas variantes. Unindo qualidade e criatividade com um toque regional, a 5Elementos conseguiu conquistar um público fiel e já planeja ampliar sua capilaridade, a partir do investimento na aquisição de novos maquinários e da expansão da fábrica. Com uma produção inicial de 1.200 litros ao mês, a 5Elementos aumentou sua capacidade produtiva para 7 mil litros, em 2017. Segundo Abaeté Neto, um dos sócios-proprietários, o objetivo é chegar até 12.000 litros ao mês, até o segundo de 2018, com previsão de expansão da fábrica e aquisição de novos equipamentos. Atualmente, as cervejas da microcervejaria já estão sendo comercializadas em mais de 60 pontos de venda espalhados por 12 estados.

Comentários

Comentários

Jornalista especializada em Gastronomia. Gosta de comer de tudo. As boas experiências conta aqui, as ruins só pessoalmente. Além do blog, é assessora de comunicação e marketing digital e editora do caderno Sabor (jornal Diário do Nordeste).