A gastronomia do Festival Serra

1 de dezembro de 2017

Share
Vote nesse post
[Total: 0    Média: 0/5]

Café de Sombra

Um passeio pela Serra de Baturité repleto de boa comida. Esta é uma das propostas do Festival Serra, que acontecerá de 1 a 3 dezembro nos municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti.  O evento tem como objetivo reunir as potencialidades que fazem da região um destino turístico consagrado pela paisagem, clima e atrativos ambiental, cultural e gastronômico.  

O Festival agrega vários eventos gastronômicos nas quatro cidades participantes: o Festival de Gastronomia de Pacoti, a Feira de Café e Tradições de Mulungu, programação especial do Restaurante Parque Rodeio em Baturité, e em Guaramiranga o Cafeteria Afloracafé promoverá palestrasalém da Feira de Gastronomia que será realizada com presença de chefsdo Ceará em diversos estabelecimentos do município. 

Em Guaramiranga, estabelecimentos gastronômicos da cidade como Hofbrauhaus, o Café Com Flores, o Basílico e a Chocoberry receberão chefs renomados do Ceará para uma aulas-showsEntre eles, a chef francesa, radicada no Ceará, Marie Anne Bauer, o chef Luciano Ferreira, Presidente da Associação de Chefs de Cozinha Do Cearáo chef Charton Nogueira e a renomada chef Rozi NogueiraAinda na programação, o restaurante Sabor Natural promove uma noite espanhola com cardápio assinado pelo chef e proprietário, o espanhol Juan Leon. No Studio 70 Art & Bistrô, a chef e artista plástica, Fernanda Alan, rememora suas raízes convidando para uma noite árabe. O espaço recebe ainda a cervejaria artesanal da Serra de Baturité Fabeer para uma oficina de brassagem com água de fontes da Serra e com café de sombra Fênix também na Serra. 

O Café de Sombra será um dos temas da programação em Guaramiranga. Durante todo o sábado serão realizadas atividades relacionadas como visita guiada ao cultivo do Café de Sombra e oficina de torra e moagem. Na Cafeteria Afloracafé, localizada na Praça do Teatro de Guaramiranga, haverá palestras e drinques elaborados pelo departamento de Gastronomia da IFCE. 

Em Pacoti, o Festival de Gastronomia reúne restaurantes com pratos especiais e promocionais.  Durante os três dias de evento, no horário do almoço, restaurantes do município oferecerão menus pelo valor de R$ 50,00 com direito a prato principal e sobremesa para duas pessoas. Os restaurantes Budega do AstelioNosso SítioPortal da Montanha Nativa Gastronomia Sustentável desenvolveram pratos com insumos típicos da região e do Ceará para o Festival. 

O destaque da programação em Mulungu será a Festa do Café de Sombra e Tradição na Praça Central do município nos dias 1º e 2 de dezembro. A evento promoverá uma homenagem às famílias tradicionais de cafeicultores; apresentação cultural e exposição e vendas de produtos da região; e degustação de drinques elaborados pelo departamento de gastronomia do IFCE (Baturité). 

A Rota Verde do Café, implantada na Serra em 2015também terá uma programação especial durante o Festival Serra com trilha infantil no sítio São Roque e visitas guiadas nos sítios Águas Finas e Santa Demolição. 

O evento foi desenvolvido pelo Escritório Regional do Maciço de Baturité do SEBRAE Ceará e pela Associação Serrana De Turismo no Maciço Do Baturité (ASEMB) com apoio das prefeituras dos municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti e instituições locais.  

Serviço 

1 a 3 de dezembro de 2017  

Local:Baturité, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti 

Programação completa:www.festivalserra.com.br 

Mais informações: (85) 3347.1570 – Sebrae Baturité  

Comentários

Comentários

Jornalista especializada em Gastronomia. Gosta de comer de tudo. As boas experiências conta aqui, as ruins só pessoalmente. Além do blog, é assessora de comunicação e marketing digital e editora do caderno Sabor (jornal Diário do Nordeste).