Comidas juninas em Fortaleza: onde comer e encomendar

15 de junho de 2016

Share
Vote nesse post
[Total: 3    Média: 1.3/5]
Bolo Pamonha da Doce Gula em Fortaleza (Foto: Thamires Oliveira)

Bolo Pamonha da Doce Gula em Fortaleza (Foto: Thamires Oliveira)

Felicidade é ter um mês inteiro dedicado às deliciosas comidas típicas. Os pratinhos de vatapá ficam em evidência, os bolos feitos com milho natural ou batata doce ou macaxeira são apenas alguns dos sabores pelos quais esperamos ansiosamente. Canjica, pé-de-moleque e mugunzá também enchem os olhos dos amantes das delícias de junho.

Para aproveitar essa época com as melhores opções, selecionamos quatro locais onde é possível comer, comprar para levar ou encomendar as melhores comidas típicas. Confira:

Doce Gula Confeitaria

Há mais de 20 anos, a Doce Gula Confeitaria arma sua barraquinha de comidas típicas no mês de junho. As receitas tradicionais executadas pela chef Silvia Vasconcelos e sua equipe ficam disponíveis na loja e também podem ser encomendadas. E para deixar os clientes no clima de um autêntico arraiá, as duas lojas contam com barracas, decoração e mesas especiais para o consumo dos sabores juninos. Tudo no melhor estilo festa junina. Você escolhe sua comida, compra a ficha e ali do lado de fora da loja mesmo já pode ser feliz num mini e animado arraiá.

Aos fins de semana, as barracas servem vatapá de frango ou camarão, creme de galinha, galinha caipira ou cabidela, paçoca, salpicão, entre outras opções. Além dos tradicionais bolos de milho, macaxeira, batata, as doçuras ganham reforço com o incrível bolo pamonha que tem uma camada de pudim e outra de um bolo de milho cremoso com queijo e coco. Esse é imperdível. Cocada no copinho, queijadinha, canjica, mugunzá doce completam o time.

Na Aldeota, a barraca fica à disposição dos clientes, sexta, sábado e segunda, das 17h30 às 21h30. Já na loja da Oliveira Paiva, funciona das 17h30 às 21h30.

Loja Aldeota
Endereço:Rua Leonardo Mota, 1500 – Aldeota
Funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 10h às 21h30 | Barraca de comidas típicas:  sexta, sábado e segunda, das 17h30 às 21h30. A loja não abre aos domingos.
Telefone/Encomendas: (85) 3224.6616

Loja Sul
Endereço: Av. Oliveira Paiva, 1580 – Cidade dos Funcionários
Funcionamento: Todos os dias, das 10h às 21h30 | Barraca de comidas típicas:  sexta a segunda, das 17h30 às 21h30.
Telefone/encomendas: (85) 3271.2030 | 3271.2680

Instagram: @docegulaconfeitaria_
Facebook: Docegulaconfeitaria

Tortelê Doceria

Delícias típicas do São João chegam para encher os olhos nas vitrines da Tortelê nesse mês de junho. Inspiradas em receitas da família e um toque de criatividade, as atrações vão da pamonha ao brigadeiro de paçoca, passando pelos bolos, como o de batata doce e o de macaxeira. Os clientes da Tortelê podem degustar as pamonhas doces e salgadas, que também são servidas com queijo, se preferir. As iguarias que não podem faltar em um autêntico São João nordestino também fazem parte do cardápio sazonal: a canjica e o mugunzá.

Mantendo a tradição, tem bolo de batata doce, macaxeira e Luís Felipe, além de um delicioso bolo de pamonha. Outras opções são de milho, brigadeiro e o de paçoca, fazendo referência ao doce feito à base de amendoim, que é bastante consumido nas festas juninas. Todos os produtos também estão disponíveis para encomendas.

Tortelê Doceria
Loja Aldeota
Endereço:Rua Vicente Leite, 1422 – Aldeota
Funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 10h às 19h
Telefone/Encomendas: (85) 3082.1122 / 3224.6185

Loja Sul
Endereço:Rua República da Armênia, 1170 – Água Fria
Funcionamento: De domingo a quinta-feira, das 12h30 às 20h. Às sextas e sábados de 11h às 21h.
Telefone: (85) 3025.5222
Encomendas: (85) 3082.1122
Instagram e Facebook: @torteledoceria

Casa do Frango

A Casa do Frango também entrou no clima junino e montou uma barraca para servir as principais comidinhas dessa época dentro da padaria. Lá, os clientes encontram uma variedade de comidas típicas e todas estão disponíveis para encomendas. Bolos juninos, pamonha, vatapá e paçoca estão entre as opções.

Endereço: Av. Barão de Studart, 777, Aldeota
Funcionamento: Todos os dias, das 6h às 22h.
Telefone: (85) 3433.1110
Instagram e Facebook: casadofrango

MonteCarlo

Na padaria MonteCarlo, os bolos típicos, como macaxeira, milho e pé de moleque são os mais pedidos. Mas, também tem canjica, bolo de batata, broa mineira grude doce e salgado, pamonha e mugunzá. Os bolos redondos são vendidos na unidade e os de tabuleiro no peso. As comidas típicas, como paçoca, baião de dois, carne de sol, vatapá, entre outras, ficam disponíveis, das 11h às 22h.

Endereço: Av. Senador Virgílio Távora, 820, Aldeota
Funcionamento: Todos os dias, 24h. Café da manhã, das 7h às 10h (semana); 7h30 às 11h (fins de semana) – Fast Bistrô, a partir das 11h30 – Sopas, a partir das 17h.
Telefone: (85) 3264-2356
Instagram e Facebook: montecarlofor

Comentários

Comentários

Jornalista especializada em Gastronomia. Gosta de comer de tudo. As boas experiências conta aqui, as ruins só pessoalmente. Além do blog, é assessora de comunicação e marketing digital e editora do caderno Sabor (jornal Diário do Nordeste).