Do produtor à mesa 1: Cogumelos de Guaramiranga

29 de agosto de 2017

Share

Você sabia que o Ceará produz cogumelos? A cultura é recente, mas já apresenta bons resultados e sabores. Os Cogumelos de Guaramiranga são o destaque do primeiro conteúdo da série “Do produtor à mesa”. A partir de agosto, vamos trazer ao Sabores da Cidade produtores, produtos e estabelecimentos da própria região onde tais ingredientes chegam à mesa do cliente final.

Os Cogumelos de Guaramiranga são produzidos por Egliberto Vasconcelos na propriedade Canto do Cisne (Sítio Rio Negro) em Guaramiranga, na Serra de Baturité, distante 106 km de Fortaleza. Depois de vários testes, em 2014 a produção de shimeji branco, marrom e rosa se consolidou como a mais viável no microclima da região. De sabor suave e extremamente nutritivo, os cogumelos se destacam nas prateleiras de supermercados em Fortaleza, além de estar presentem restaurantes e receitas de chefs renomados, como Fernando Barroso e Juarez Santana.

Em Guaramiranga, o Sabor Natural, comandado pelo chef Juan Leon, utiliza o cogumelo, produzido a menos de 2 km de distância, em suas receitas. Uma delas é o Risoto de cogumelos com tomate seco e rúcula. Uma ótima receita vegetariana para apreciar no restaurante, que apresenta diferentes pratos da gastronomia internacional, valorizando ingredientes locais em suas composições.

Confira o primeiro episódio da série Sabores na Estrada: Do produtor à mesa.

Serviço:

Cogumelos de Guaramiranga

Sítio Rio Negro – Canto do Cisne – Guaramiranga

Telefone: (85) 98865-3301

Restaurante Sabor Natural Guaramiranga

Rua Joaquim Alves Nogueira, 544 – Centro, Guaramiranga.

Telefone: (85) 99987-6668

Comentários

Comentários

Jornalista especializada em Gastronomia. Gosta de comer de tudo. As boas experiências conta aqui, as ruins só pessoalmente. Além do blog, é assessora de comunicação e marketing digital e editora do caderno Sabor (jornal Diário do Nordeste).