Introdução ao vinho inglês

7 de setembro de 2017

Share
Vote nesse post
[Total: 2    Média: 5/5]

Empresa de turismo oferece roteiro, com degustação comentada em português, por um dos símbolos da novíssima produção de vinhos ao sul de Londres, a Denbies Wine Estate

Quem ainda não provou pode nem acreditar, mas a Inglaterra está definitivamente na rota de produção de bons vinhos, em especial espumantes. O aquecimento global tem favorecido experimentações no plantio de diversas uvas ao sul do país, algumas inimagináveis no Reino Unido meio século atrás, como Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay – as principais usadas em Champagne. Quase nada chega ao Brasil. As produções são pequenas e, as garrafas, caras para atravessar o Atlântico.

Agora surge uma oportunidade para entender o que está acontecendo por ali e provar vinhos raros, dificilmente encontrados mesmo em outras regiões britânicas: um roteiro guiado e comentado em português a uma das mais icônicas vinícolas da região de Surrey, a Denbies Wine Estate, localizada a apenas 50 minutos de trem do centro de Londres. O roteiro é oferecido pela Londres Tours, empresa de turismo segmentado especializada em Reino Unido.

O roteiro inclui degustação de seis rótulos da casa, comentada em português pela jornalista Marta Barbosa Stephens, colunista de Prazeres da Mesa, que escreve sobre vinhos há uma década. Há três anos morando na Inglaterra, Marta mora nos arredores de Denbies e acompanha o grupo de turistas durante toda a visita, explicando sobre o terroir e as experimentações no plantio de uvas. Com vinhas jovens plantadas em 1986 e espumantes premiados no Reino Unido, os rótulos de Denbies resumem o British style. São espumantes com ótimo perlage, secos e refrescantes, com sabor mais mineral que o francês.

Para quem está de passagem em UK e gosta de vinho, essa é ainda uma oportunidade de desfrutar dos bons ares do country side e da atmosfera clássica britânica. Custa 99£ em grupos de no mínimo quatro pessoas, e dura aproximadamente cinco horas, incluindo a viagem de trem com saídas de Waterloo ou Victoria Station.

Nesta visita, além de um passeio pelas vinhas e pelo centro de fermentação e envelhecimento, com explicação sobre todo o processo de produção, há uma degustação dos principais rótulos da casa – três vinhos e três espumantes. No final, uma refeição no The Gallery Restaurant, que fica no terceiro andar da vinícola, com vista panorâmica para as vinhas.

Mais informações: https://www.canallondres.tv/produto/denbies/

Foto: Helen Dixon

Comentários

Comentários

O principal site de gastronomia de Fortaleza. Dicas de restaurantes, reportagens especiais e coberturas de eventos gastronômicos, entre outras delícias!