Pães artesanais em Fortaleza

11 de agosto de 2017

Share
Vote nesse post
[Total: 5    Média: 3.6/5]

Pâine – Fotos: divulgação

A panificação artesanal tem conquistado cada vez mais espaço em Fortaleza. Aliás, pão artesanal não é novidade há muito tempo. Para se ter ideia, seu aparecimento deu-se junto com o desenvolvimento das civilizações. Mas, a industrialização e a grande demanda acabou afastando o consumidor do jeito mais simples, porém demorado, deste produto

Neiva Terceiro foi uma das primeiras a apostar neste mercado que busca um produto original. A chef e padeira foi pioneira ao preparar pães com fermentação natural e receitas exclusivas. Neiva iniciou o trabalho com pães artesanais fornecendo para restaurantes e, na sequência, o público final também passou a ter acesso às suas criações. Além de pães, como italiano, ciabata, português, a chef criou receitas exclusivas de pães recheados, como os imperdíveis de bacalhau e lombinho. Ela segue inovando e cada lançamento é surpreendente.

O mercado tem crescido e novos padeiros trazem a fermentação natural, ingredientes selecionados e nada de misturas prontas para o centro de suas produções, atendendo restaurantes, lanchonetes e um público final cada vez mais exigente.

Neiva Terceiro Pães Artesanais – Foto: Divulgação

O mineiro Thiago Lima, 36 anos e à russa Irina Chuprunova, 34 anos estão em Fortaleza há pouco mais de ano. A vontade de morar na capital cearense trouxe o casal que logo nos primeiros dias sentiu falta de encontrar com facilidade pães de qualidade. Thiago, que já era cozinheiro e encantado pelo mundo da panificação, decidiu abrir a Pâine Panificação Artesanal para produzir pães com processo tradicional e baseado em fermentação natural e na alta qualidade de ingredientes.

Thiago trabalha com farinhas importadas e elaboradas a partir de trigos certificados com selo de Cultura Sustentável Controlada. São totalmente livres de melhoradores ou qualquer adição de químicos. O padeiro usa blends de farinhas brancas, integrais além de alguns grãos ancestrais, como espelta e sarraceno, sempre observando a força e a personalidade do trigo. Croissant, Baguete, Multigrãos, Ciabatta, Foccacia e Pão de cacau são alguns dos produtos que podem ser encontrados na Pâine. Além da venda, Thiago também ministra cursos para os amantes da panificação. A programação é divulgada nas redes sociais da padaria.

Neiva Terceiro Pães Artesanais
Rua Bárbara de Alencar, 2056, Aldeota. Telefones: (85)3261-9789 / (85) 3268-2915

Pâine Panificação Artesanal
Rua Castro Monte 899 – Varjota. Telefone: (85)3267-3566

*Texto publicado no revista Costumes (Agosto/2017) do Mercadinhos São Luiz.

Comentários

Comentários

Jornalista especializada em Gastronomia. Gosta de comer de tudo. As boas experiências conta aqui, as ruins só pessoalmente. Além do blog, é assessora de comunicação e marketing digital e editora do caderno Sabor (jornal Diário do Nordeste).