Chef Mara Foeppel, do Mercadinhos São Luiz, ensina receitas para almoço de Páscoa

0
2576

A chef de cozinha do Mercadinhos São Luiz, Mara Foeppel, compartilha algumas receitas para deixar este feriado mais saboroso. “A data, um feriado cristão, simboliza o surgimento da nova vida e que, portanto, traz esperança e renovação. Vamos aproveitar esse momento para relembrar um pouco desse amor ensinado por Jesus. E a comida é símbolo desse amor, no cuidado do preparo dos ingredientes que são feitos com tanto afeto para quem amamos”, diz a chef.

Mara escolheu uma receita de família, que sua mãe fazia na Páscoa, e pode ser replicada com bacalhau, polaca ou pescada branca. Além dela, uma torta de abobrinha com 3 queijos e alho poró; e uma torta de ovo de chocolate para a sobremesa. Confira:

chef de cozinha do Mercadinhos São Luiz, Mara Foeppel

Bacalhau no leite
Ingredientes:
1kg de bacalhau(já dessalgado)
1l de leite 
1 cx d creme de leite
500g de batata inglesa em cubos
1 cebola branca picada 
2 dentes de alho picados 
1 pimenta de cheiro picada 
100ml de azeite de oliva
Cebolinha picada  
Sal a gosto
Pimenta em pó a gosto

Preparo: Coloque a batata para cozinhar no leite com uma pitada de sal, depois que começar a ferver,deixe o fogo baixo para não derramar. O ponto da batata é al dente. 
Em uma frigideira funda, aqueça o azeite e coloque o peixe. Deixe ele dourar bem de um lado para depois virar o peixe. Quando estiver bem dourado coloque o alho, pimenta de cheiro, cebola, pimenta em pó e o sal caso necessário. Acrescente as batatas cozidas no leite e o creme de leite.
Mexa para incorporar bem o molho.

Finalize com a cebolinha picada.

Torta de abobrinha com 3 queijos e alho poró
Ingredientes:
1 unidade abobrinha pequena – cortada finamente
5 unidades de ovos
2 unidades de alho poró picado 
400g de queijo coalho 
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de chá de queijo muçarela ralada
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite ou água
Sal, pimenta-do-reino a gosto

Preparo: Pré-aqueça o forno a 180 graus. 
Unte a forma de torta com manteiga, enfarinhe com farinha de trigo e reserve. 
No liquidificador, bata os ovos, a farinha de trigo, o queijo parmesão, o leite, uma pitada de sal e pimenta. 
Espalhe na forma um pouco da massa da torta, distribua as fatias de abobrinha um pouco do alho poró e queijo coalho ralado e mais um pouco de massa. 
Repita o processo até acabar os ingredientes e no final, distribua o queijo muçarela ralado por cima.  
Asse por 45 minutos ou até que a Torta de Abobrinha e Queijo esteja dourada.

Torta Ovo de Páscoa 
Ingredientes:
300g de chocolate ao leite 
200g de amêndoas laminadas 
1 colher (sopa) de manteiga com sal
1 lata + 3 colheres (sopa) de creme de leite
1/2 xícara (chá) de castanha de caju picada
1 colher (sopa) de conhaque
500g de chocolate ao leite fracionado derretido
100g de chocolate branco derretido

Preparo: Derreta o chocolate ao leite em banho-maria com a manteiga até dissolver por completo. Acrescente a castanha picada depois de tirar do fogo. Misture com 1 lata do creme de leite, o conhaque e reserve. Espalhe 1/3 do chocolate ao leite fracionado derretido em um refratário oval grande, virando para espalhar por todos os lados e cobrir toda a lateral da travessa. Leve à geladeira por 15 minutos ou até secar. Repita o procedimento com mais 1/3 do chocolate e volte à geladeira por 15 minutos. Espalhe a trufa na travessa e cubra com o restante do chocolate fracionado derretido. Decore com o chocolate branco misturado ao creme de leite restante e leve à geladeira por 1 hora e 30 minutos antes de servir. Quando for servir finalize com as amêndoas.

Recebendo em Casa de Páscoa
O Mercadinhos São Luiz adaptou seu tradicional “Recebendo em Casa”, realizado com clientes e parceiros, para uma versão virtual. Nesta quarta-feira (31), às 18 horas, o chef Phelipe Carvalho vai ensinar receitas para a Páscoa, junto com a sommelière Jardênia Siqueira, convidada a harmonizar o menu, em live que será divulgada pelo canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/mercadinhossaoluiz). Fitas de abobrinha com pesto de hortelã e limão siciliano será a entrada; e para o prato principal: torta de salmão com alho poró grelhado. Para harmonizar, um rótulo exclusivo da Distribuidora D’Origem.

Comentários

Comentários