Terra Madre 2020 acontecerá em formato digital a partir de outubro

O Terra Madre Salone del Gusto se realizará em 2020 de uma forma totalmente diferente, para cumprir com as novas exigências impostas pela Covid-19 e, a partir de 8 de outubro e durante seis meses, envolverá todos os países do mercado Slow Food, mobilizando tecnologias digitais, eventos físicos difundidos e novos formatos. O evento mais importante dedicado ao alimento bom, limpo e justo, ao meio ambiente e às políticas alimentares, organizado pelo Slow Food, Região Piemonte e Cidade de Turim, não será cancelado, mas ao contrário, reafirmará o seu compromisso em defesa do alimento de qualidade.

Terra Madre Salone del Gusto 2018. Foto: Divulgação

“Transformar a crise alimentar desencadeada pela Covid-19 em oportunidades de revitalização da terra, começando por formas de agricultura, hospitalidade e turismo capazes de gerar bem-estar para a região e a comunidade. Mais uma vez, queremos alcançar os nossos objetivos dando voz às comunidades que, nos últimos meses, se mobilizaram em todo o mundo, apoiando os pequenos produtores, mantendo vivos os sistemas alimentares locais e protegendo as pessoas mais vulneráveis”, diz Edie Mukiibi, Vice-presidente do Slow Food Internacional, ao apresentar os desafios e as metas do Terra Madre Salone del Gusto 2020.

Ele destaca ainda que O Terra Madre Salone del Gusto não é uma feira que pode ser adiada de um ano para o outro, é um evento de formação, encontro e compartilhamento, em que a rede de agricultores, criadores, pescadores, artesãos do setor alimentar, cozinheiros, jovens, indígenas e migrantes, recuperam a confiança e a coragem, e compartilham ideias e soluções para problemas comuns. “E se, em consequência das normas de segurança em razão da pandemia, os delegados não puderem vir ao Terra Madre, levaremos o Terra Madre a todos os cantos do mundo e, com ele, Turim e o Piemonte”, completa.

Um evento totalmente modificado a partir de alguns objetivos fundamentais:

  • O futuro do alimento. Estimular um amplo debate a partir da visão do Slow Food, graças às vozes de produtores, pesquisadores, especialistas e estudiosos, porque nunca foi tão importante falar de alimentos bons, limpos e justos para todos: para compreender as causas da pandemia, iniciar uma mudança e tornar a sociedade mais justa e sustentável, construir um futuro melhor do que o imaginado antes da Covid-19.
  • A rede Slow Food e Terra Madre. Identificar os pontos fortes, conteúdos, projetos, protagonistas e o compromisso de um milhão de ativistas em 160 países de todo o mundo para influenciar os comportamentos diários dos indivíduos.
  • As novas geografias. Confirmar o tema já escolhido para a edição de 2020: nesta fase histórica de soberanismos, nacionalismos, muros e arame farpado, o Slow Food defende novos paradigmas, que não apostam em barreiras, mas em raízes, não falam de nações, mas de culturas; alimentos sem fronteiras políticas, mas com profundas raízes locais.
  • Um novo evento. O Terra Madre Salone del Gusto 2020 vai lançar uma grande revolução digital que, ao longo de seis meses, oferecerá aos delegados da rede e ao público a oportunidade de se encontrar e debater um novo modelo de agricultura, produção e distribuição ligado ao alimento.

A edição 2020 do Terra Madre Salone del Gusto começará na quinta-feira, dia 8 de outubro, e durante os quatro dias inicialmente previstos no programa, desenvolverá um programa rico em eventos digitais e físicos, aproximando os milhares de nós da rede Slow Food aos milhões de ativistas que dela fazem parte, e muitas outras organizações e instituições.

O evento continuará nos meses seguintes com um extraordinário calendário de iniciativas que, em 160 países de todo o mundo, interpretarão os temas e desafios que afetam o futuro do alimento, do planeta e de seus habitantes.

De acordo com a evolução das medidas de contenção do vírus e com a possibilidade de viajar e organizar eventos com um público global, a maratona do Terra Madre Salone del Gusto 2020 voltará a Turim depois de atravessar os 5 continentes, para o encerramento, em abril de 2021, com o Congresso Internacional Slow Food.

Comentários

Comentários

Latest articles

Related articles

spot_img