Aula Inaugural – aberta ao público – recebe pesquisadores selecionados para o Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia

0
724

“Pesquisa com afeto” é tema da palestra da gastrônoma Jussara Dutra aberta ao público com inscrições por ordem de chegada

Para dar  início às atividades do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promove nesta terça-feira, às 19h, a palestra “Pesquisa com afeto”. A gastrônoma Jussara Dutra conduzirá o tema e a  mediação será feita por Lina Luz, assessora especial de gastronomia da EGSIDB.

O Laboratório de Criação é um espaço de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de produtos ou processos na seara da Cultura Alimentar e Gastronomia. Funciona em regime de imersão, por meio de processos formativos transdisciplinares, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os pesquisadores recebem orientação de mentores que conduzem a qualificação dos projetos, por meio de orientações, oficinas, palestras e masterclasses. No total, foram selecionados oito projetos entre 70 inscritos. A lista está disponível em www.gastronomiasocial.org.br.

De acordo com Lina Luz, assessora especial de Gastronomia da EGSIDB, o Laboratório foi  formulado com o objetivo de promover o aperfeiçoamento de trabalhos vinculados a Cultura Alimentar Cearense, bem como dar espaço para novas propostas com vistas à valorização da gastronomia local e ao uso de insumos da região.

“A Escola tem como missão institucional contribuir para o fortalecimento da cultura alimentar do Ceará, com a compreensão de todo o percurso da cadeia produtiva e com a valorização dos nossos insumos e costumes locais”, destaca Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB.

Sobre a Escola

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente,  jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Serviço: Aula inaugural – Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia

Palestra “Pesquisa com afeto” – Jussara Dutra | Mediação: Lina Luz

Dia 04/06, às 19h, na Cozinha Show da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Inscrições por ordem de chegada. Gratuito. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091.


Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui