Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco realiza degustações durante XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

0
2104

Alunos apresentam receitas no espaço Café Literário, a partir das 19h30, de 17 a 25 de agosto

Foto: divulgação

“Diz-me o que comes e te direi de onde és” é o tema que conduzirá a participação dos alunos da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Sob a curadoria da coordenadora de Cultura Alimentar e Gastronomia da EGSIDB, Lina Luz, o momento, que acontece sempre às 19h30, contará com convidados fazendo leituras e comentários de textos que falam das comidas e modos de comer de seus lugares de origem. Na sequência, os alunos da EGSIDB apresentarão pratos e servirão degustações de acordo com o que foi lido. 

Joanna Martins (PA), Paloma Amado (BA), Arimatéia Bezerra (CE), Ricardo Elesbão (PB) Carlos Alberto Dória (SP) e Teresa Corção (RJ) são alguns dos convidados. “Queremos que cada convidado traga um livro que trate da sua cultura alimentar e leia trechos, comente e seja convocado a andar por seus lugares de afetos em torno da comida”, explica Lina Luz.

A programação – que é totalmente gratuita – inclui ainda o lançamento do livro “Laboratório de Criação – Inovação e Tradição na Cultura Alimentar do Ceará”, no dia 24, às 19h30.

Serviço: 

EGSIDB na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

17 a 25 de agosto, a partir das 19h30, no espaço Café Literário, no Centro de Eventos do Ceará.

Sobre a Bienal

A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará é apresentada pelo Ministério da Cidadania e pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Realizada pelo Instituto Dragão do Mar, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, e Governo Federal. A Bienal do Livro conta com os patrocínios de Bradesco, Cagece, Grendene e Cegás, e com os apoios de Fecomércio, Sebrae, Universidade de Fortaleza (Unifor), TV Ceará, Sistema Verdes Mares, Grupo O Povo, Café Santa Clara, RPS Eventos, Câmara Cearense do Livro, Sindilivros-CE, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Prefeitura de Fortaleza e das Secretarias de Educação (Seduc), Turismo (Setur), Cidades (SCidades) e Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo preferencial da escola é formado por jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia. Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações:  (85) 3248-8091.

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui