Que tal provar um ketchup de acerola?

0
2747

Natchup: produto cearense premiado internacionalmente na Sial Paris 2018

Já pensou em saborear um ketchup feito à base de acerola, totalmente natural e com um sabor delicioso? Agora, isso já é possível! O “natchup”, como foi batizado o novo produto, foi desenvolvido após dois anos de pesquisa no Centro de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Uma parceria público-privada, entre UFC e a empresa cearense de polpas Frutã, proporcionou o surgimento do produto que, no mês passado, ganhou o Selo Innovation 2018 na Sial Paris – maior feira de alimentos do mundo. Apenas duas empresas brasileiras conquistaram a premiação, sendo a cearense uma delas.

O “Natchup” se apresenta como alternativa ao uso do ketchup, proporcionando ao consumidor e à indústria alimentícia um produto seguro, saudável e inovador, composto por matérias-primas naturais e sem adição de conservantes artificiais. Um alimento funcional que pode fortalecer o sistema imunológico, combatendo os radicais livres e células cancerígenas, estimulando a produção de colágeno, absorção do ferro, com ação anti-inflamatório, rico em fibras, pró-vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – Os idealizadores do “Natchup” acreditam que todos são responsáveis pela promoção da qualidade de vida. Por isso, este projeto vai além de uma inovação como produto alimentício, pois assumiu o compromisso contínuo de incentivo à pesquisa, responsabilidade social e ambiental. Pensando nisso, ao consumir o “Natchup”, além de desfrutar do seu sabor apaixonante, o consumidor, também, terá a oportunidade de fazer o bem em outros aspectos, pois um percentual da venda deste produto será revertido para a Universidade onde foi desenvolvido, e outra parte para instituições de responsabilidade e vulnerabilidade social.

As instituições que receberão apoio serão de quatro áreas: sociedade protetora dos animais, crianças com câncer, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. As entidades serão conhecidas na solenidade.

HISTÓRIA – No ano de 2017, deu-se início na Universidade Federal do Ceará o desenvolvimento de um molho natural, com alta concentração de compostos antioxidantes, como vitamina C, carotenoides, antocianinas e flavonoides. As matérias-primas escolhidas para compor a elaboração são abundantes na região Nordeste do Brasil e essa seleção foi feita considerando as propriedades intrínsecas de cada uma delas (acerola, abóbora, beterraba e especiarias).

Esta pesquisa não teria alcançado a dimensão atual sem a parceria firmada entre Academia e o mercado produtivo (indústria), por meio da professora do curso de Engenharia de Alimentos da UFC, Lucicléia Barros, e a diretora comercial da Frutã, Ana Patrícia Diógenes. Em um momento que se constitui como único, nasce um novo produto, o “Natchup”, que traz em sua essência o desejo de mudança e inovação na forma de um molho totalmente voltado para saudabilidade, sustentabilidade e solidariedade.

FRUTà– A Agroindústria de Frutas Tropicais Diógenes Ltda (Frutã) é uma empresa genuinamente cearense, localizada em Jaguaribe. Em 2002, iniciou sua história cultivando frutas tropicais, passando por uma mudança em 2007 ao implantar a primeira Indústria de Polpas Pasteurizadas no Ceará. Atendendo apenas o mercado Cearense até meados de 2010, quando realizou uma grande ampliação em sua estrutura física e um maciço investimento em inovação. Desenvolvendo novos produtos, buscando novos mercados, adquirindo certificações internacionais (ISSO 9001 e 22000), firmando parcerias com instituições de ensino, implantando metodologias inovadoras, sustentáveis e educacionais dentro da organização, para com isso ser viabilizado o objetivo principal.

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui