Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza começa no restaurante O Banquete nesta terça-feira (04/10)

0
558
Chef Liliane Pereira. Foto: Divulgação

Para o projeto, a chef Liliane Pereira elaborou um novo cardápio, inspirado nas canções de Belchior

Chef Liliane Pereira. Foto: Divulgação

Tem início nesta terça-feira (04/10), às 19h30, a Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza, projeto da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor). A estreia será no restaurante O Banquete, no Meireles. Lançada na semana passada, no restaurante Mayú, a rota busca promover uma experiência sensorial gastronômica que harmonize os ingredientes utilizados na preparação dos pratos com números musicais. Ao todo, cinco estabelecimentos participam e oferecem o novo serviço.

Com o tema “Tributo a Belchior”, a chef Liliane Pereira criou um cardápio especial, onde harmoniza a culinária regional contemporânea com canções do artista homenageado, um dos maiores nomes da MPB, compositor de sucessos imortalizados na voz de Elis Regina, dele próprio e de outros expoentes da música brasileira. “Não se trata de um jantar, nem de um show musical. O que estamos oferecendo é uma imersão no mundo da gastronomia e da música”, explica a chef Liliane. “A noite vai proporcionar a experiência de sentir as notas musicais de Belchior nos sabores dos pratos. Esse tipo de vivência é capaz de transformar a interpretação do paladar de quem participa: pessoas que normalmente não comem quiabo, por exemplo, encontram prazer neste ingrediente, pois já vêm abertos à experiência”, observa.

O menu de cinco pratos começa com “Coração Selvagem”, uma tábua de petiscos servida com cerveja. Na sequência, “Medo de Avião” traz um crepe de tapioca com chutney de abóbora e quiabo flambado na cachaça. “Como Nossos Pais”, o primeiro prato principal, é composto de uma cesta de parmesão com risoto de baião de dois em creme de nata e camarões dourados na manteiga da terra. Para o segundo prato principal, a chef Liliane oferece “Apenas um Rapaz Latino-Americano”, que combina mignon de suíno de sol no creme de macaxeira com crisp de mandioca e farofa de rapadura. Por fim, como opções de sobremesas, batizadas de “Velha Roupa Colorida de Mudanças”, estão a rapadura em forma de pudim com calda de caramelo salgado; Romeu e Julieta em torta de queijo com goiabada; e tamarindo sendo calda do mousse de chocolate francês.

Canções de Belchior
Selecionada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), responsável pela curadoria musical na Rota da Gastronomia Cultural, a Banda Nacionalize, que trabalha com diferentes formações, interpretará as canções de Belchior que fazem parte do projeto. Para o jantar no restaurante O Banquete, os músicos serão Thiago Aguiar (voz), Mário Rocha (guitarra), Léo Lima (teclado), Rafael Cavalcanti (baixo) e Cleber Viveiros (bateria).

A Rota da Gastronomia Cultural é um projeto da Setfor, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE) e com o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Serviço:
Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza – Restaurante O Banquete
Data: 04/10
Horário: 19h30
Valor: R$ 180,00 por pessoa (inclui água e refrigerante)
Endereço: Av. da Abolição, 3340 – Meireles
Reservas e mais informações: (85) 98690-6925
Instagram: @obanqueterestaurante

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui