O melhor buteco da cidade concorrerá ao prêmio de melhor do país
Acabou a expectativa. O 100 Petiscos, com seu prato 101, é o vencedor do Comida di Buteco 2019, em Fortaleza. Completaram o pódio do concurso o Pakato Grill, com o petisco Carne de Sol ao Queijo na Chapa, na segunda colocação, e Fava’s Bar e Petiscos, com o Moquecaxé, em terceiro lugar. A 9ª edição do Comida di Buteco teve 18 estabelecimentos participando. O vencedor do concurso na capital cearense vai concorrer ao prêmio de melhor buteco do Brasil, em julho.
Também participaram do concurso: Bar do Helano, Bar do Nem, Birosca 1500, Boteco da Dani, Bodega da Roça, Brasil Colonial, Carneiro do Tércio, Espaço Casa da Sogra, Esquina do Chef, Kina do Feijão Verde, Nossa Casa Delícias, Quintal 55, Seu Zé – Bodega, Tarântulas Grill, Varandão da Vila e Vilarejo 84.
Na etapa nacional, o 100 Petiscos concorrerá com os vencedores das outras 20 cidades. Uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de julho.
Em 2019, o Comida di Buteco comemora 20 anos. Por causa disso, todos os petiscos tiveram preço fixo de R$ 20,00. O concurso que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, é realizado em 21 cidades e desde 2016 elege também o Melhor Buteco do Brasil. Durante o concurso, o público e os jurados compareceram aos botecos para avaliar quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A apuração fica a cargo do instituto Vox Populi.