Bacalhau não pode faltar

0
935

 

Você sabia que o bacalhau não é o nome de um peixe específico? Na verdade, a denominação indica o resultado do processo de desidratação e salgamento de peixes da família dos gadídeos, encontrados nos mares do Norte, nas proximidades do Círculo Polar Ártico.

O bacalhau pode ser considerado “Legítimo” quando provém da família “gadus morhua”. Ele oferece postas mais altas, lascas mais fáceis, com coloração palha e uniforme quando salgado. O “bacalhau do Pacífico” é da família “gadus macrocephalus” e é fibroso e não tem o mesmo sabor, porém custa bem menos que o do tipo mais nobre.

Já o “Saithe” é mais escuro e de sabor mais forte, sendo o mais importado e consumido no Nordeste brasileiro. É frequente nas receitas de bolinhos, saladas e ensopados de bacalhau, quando cozido, sua carne se desfia com facilidade. Outro tipo popular no Brasil é o “Ling”, mais claro e estreito, que possui um bom corte. Por fim, o “Zarbo” é o menor tipo e também mais popular.

Para preparar bacalhau, o processo não é difícil, mas exige paciência e atenção. O primeiro passo é deixar o peixe sob água corrente por cerca de 10 minutos. Em seguida, é preciso deixar as postas de molho em água fria, dentro da geladeira. A água deve ser trocada regularmente de seis em seis horas durante dois dias. Depois é só prepará-lo como preferir. Que tal fazer uma receita prática para compor a mesa de Páscoa? Confira!

Bacalhau prático

Tempo de preparo: 30 min Rendimento: 4 porções

 

Ingredientes:
– 8 colheres de sopa de azeite

– 8 dentes de alho médio

– 1 cebola média picada

– 200 g de bacalhau desfiado

– 160 g de purê de batata

– 200 ml de creme de leite

– 120 g de manteiga

– 4 cebolinhas picada para finalizar

 Modo de preparo:
Refogue o azeite, o alho e a cebola. Depois coloque o bacalhau desfiado com o purê de batata e a manteiga,  finalizando com o creme de leite. Deixe no fogo brando por vinte minutos e finalize com a cebolinha picada.

*Receita cedida pelo restaurante Tasca do Zé e da Maria

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui