Banquetaço acontece nesta quarta-feira ( 27) em todo Brasil

0
500

Fortaleza é uma das cidades que participam do movimento


Primeiro Banquetaço derrubou Farinata de Dória em 2017
Foto: Facebook/ Sâmia Bomfim/ Reprodução

O Banquetaço, um movimento político apartidário que envolve a sociedade civil, movimentos sociais, organizações, coletivos e profissionais, em prol da soberania e segurança alimentar, está organizando uma manifestação em vários estados em favor da manutenção do CONSEA com a devida participação representativa da sociedade civil.

Ocorrerão mais de 30 municípios brasileiros, envolvendo membros de Conselhos nacional, estaduais e municipais, mobilizando uma parte representativa da sociedade civil. Cerca da metade dos eventos terão participação de integrantes da rede Slow Food Brasil em todas as regiões do país, contribuindo na organização, divulgação, articulação e realização da manifestação.

A ideia é unir as pessoas em torno de uma mesa farta, com alimentos bons, limpos e justos amanhã, no dia 27 de fevereiro às 12hem várias cidades do País, para conscientizar sobre o CONSEA e o Direito Humano à Alimentação Adequada.

Nos primeiros dias do governo Bolsonaro, o governo anunciou a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) – órgão responsável por criar, em diálogo com o poder público e a sociedade civil, políticas públicas para implementar o direito humano fundamental à alimentação adequada. A medida representa um ato de favorecimento ao agronegócio em detrimento da produção segura e soberana de alimentos. Neste contexto, está sendo organizado o Banquetaço e o Slow Food apoia fortemente esta iniciativa.

O Banquetaço inspira-se no modelo da Disco Xepa (criado pela Slow Food Youth Network), só que os alimentos são produzidos segundo práticas agroecológicas, de agricultura familiar e são produtos de biodiversidade local, em vez de serem alimentos destinados ao lixo Além do próprio Manual de organização do Banquetaço, os organizadores também utilizam, como referência, o Manual da Disco Xepa. Trata-se contudo de eventos diferentes, criados por diversos ativistas, embora alguns sejam integrantes da rede Slow Food.

Em Fortaleza: A partir das 8h – Rua Azevedo Bolão, 2300 – loja 2 – Parquelândia.

Links úteis:

Instagram: https://www.instagram.com/banquetaco.nacional/

Facebook: https://www.facebook.com/banquetaco.nacional/

Links de eventos com sede e horários: https://www.facebook.com/events/2062677720447351/

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui