Conheça o /bru/ – Cerveja & Café

0
2092

Sérgio Soares Jr.*
Especial para o Sabores da Cidade

bru_cerveja_cafe_fortaleza3E se eu disser que cerveja e café tem muito mais coisas em comum do que você imagina? Pensando nisso os sócios Carol Zilles e Érico Praça decidiram montar um espaço para a apreciação dessas duas paixões brasileiras de formas pouco ou nunca vistas no País. O nome do local veio da pronúncia do verbo “to brew”, que em inglês representa “o fazer” de ambas as bebidas, especificamente. Brew a coffee e Brew a beer significam “fazer um café” e “fazer uma cerveja”, respectivamente e utilizando o mesmo verbo.

O planejamento e execução foi quase todo feito pelas próprias mãos e ideias dos sócios e seus parceiros de vida Fernando Chaves e Raquel Araújo. Desde o sistema de chopp até os diversos experimentos com os pratos da casa. Tudo no que se refere a todas as etapas do serviço das duas bebidas foi escolhido com o maior cuidado buscando o que há de melhor no mercado local e até no exterior!

A casa conta hoje com uma carta de aproximadamente 45 cervejas, modesta em número, pois o foco são as torneiras, mas não em qualidade, pois são cervejas escolhidas criteriosamente.

bru_cerveja_cafe_fortalezaAlém das cervejas vendidas em garrafas ou latas o /bru/ conta com um sistema de chope modelo. Fernando Chaves é Sommelier de Cervejas e engenheiro e desenvolveu junto com Érico um sistema baseado no padrão de serviço americano sugerido pela Brewers Association, com as mínimas especificações seguidas estritamente. Para tal, as torneiras inox da marca Perlick, não vendidas no Brasil, foram encomendadas direto dos EUA, bem como a torneira para o serviço bebidas nitrogenadas, seja para uma cerveja que exija esse tipo de serviço ou para a novidade Nitro Cold Brew*.

*Cold Brew é um processo no qual o café moído passa por uma extração a frio e seus sabores e aromas são preservados e até intensificados, mas com quase nenhuma extração de cafeína, pois essa precisa de altas temperaturas para extração. Para uma experiência ainda mais surpreendente o Cold Brew é servido por pressão do gás nitrogênio, que proporciona um visual único no serviço e um creme firme, denso e duradouro além de exaltar ainda mais os aromas do café.

Além do serviço de café a frío nitrogenado contam com uma máquina de Espresso e diversos aparelhos para diversas formas de extração, tais como French-Press, AeroPress®, filtro HARIO®, Sifão HARIO®, etc.

Mas as surpresas não ficam só por conta das bebidas da casa. O cardápio conta com pratos bem inventivos e adaptados para porções trazendo novos sabores e texturas. Eles utilizam insumos cervejeiros, cerveja e café na composição dos pratos como forma de aumentar essa simbiose entre a comida e as bebidas servidas.

Homus feito com IPA servido com torradas feitas com bagaço de malte, Quibe de abóbora, bolovo, mini-hambúrgueres, mini-buraco quente com carne feita na cerveja bock, queijo coalho com melaço de tamarindo, beer-shake, coffee-shake, além do cardápio para o café com bolo do dia, brownie com calda de café e chocolate, etc. São diversos pratos com as combinações mais surpreendentes.

O ponto escolhido pelos sócios não poderia ser mais representativo e inspirador para a cultura cervejeira na cidade. O /bru/ fica onde funcionava anteriormente o Eitabier e teve total apoio dos antigos proprietários.

Quer ter uma experiéncia com cerveja e/ou café inédita na cidade?
Então, como eles mesmos dizem: #LetisBru!

Serviço:
/bru/ – Cerveja & Café (@bru_cervejaecafe)
Av. Júlio Abreu, 160 – loja 18
Abre na semana às 13h e Sábado e Domingo às 15h. Fechado às terças-feiras.
(85) 3067-1384 ou (85) 98565-0142

Sérgio Soares Jr. é sommelier de Cervejas, editor do blog Lupulento e consultor cervejeiro.

bru_cerveja_cafe_fortaleza2

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui