Cantinho do Frango recicla 25 toneladas de resíduos em cinco meses

0
1268

Em reconhecimento pelas boas práticas na gestão de resíduos, Cantinho é primeiro restaurante a receber da Prefeitura de Fortaleza o selo Empresa Amiga do Meio Ambiente

O Cantinho do Frango vem investindo na ampliação das boas práticas em suas rotinas. Desde setembro de 2019, o restaurante adotou o gerenciamento de resíduos com a orientação de uma consultoria especializada na área. Em um só tempo, a estratégia afirma o compromisso com a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento econômico sustentável e a responsabilidade social.

Mais de 25 toneladas de resíduos já deixaram de ser destinados ao aterro sanitário. O esforço foi reconhecido pela Prefeitura de Fortaleza que, através da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), entregou o selo municipal de empresa Amiga do Meio Ambiente pela primeira vez a um restaurante.

O trabalho teve início com um diagnóstico, seguido de planejamento das ações, treinamento dos colaboradores e articulação de uma rede de beneficiários e fornecedores. 

Para a destinação dos alimentos in natura, por exemplo, foram cadastradas cinco entidades sociais. A Associação dos Missionários da Solidariedade, o Lar Amigos de Jesus, o Centro Social Lumen, o Projeto Encontro Com Deus e o Serviço Social do Comércio (Sesc) já receberam mais de 7 toneladas de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda estão em condições de consumo. A iniciativa beneficia centenas de pessoas vulneráveis ou em situação de risco alimentar ou nutricional. Todo o processo é feito de acordo com o que determina a lei nº 14.016, de 23 de junho de 2020.

As carcaças de frango e carne que não estão adequadas para o consumo humano são congeladas e doadas para a empresa Mar, com sede em Maracanaú, responsável por coletar o resíduo que é transformado em insumo para produção de ração animal.

Os resíduos orgânicos como cascas de legumes e ovos têm ainda outros dois destinos – a compostagem acelerada e o biodigestor. Em cinco meses, essas tecnologias reciclaram mais de 6 toneladas. No primeiro caso, um equipamento adquirido pelo Cantinho transforma uma média de 100kg de resíduos orgânicos em composto diariamente. Sem geração de odor, chorume, nem gases do efeito de estufa. O composto produzido é utilizado na horta orgânica do próprio restaurante. Enquanto o biodigestor produz biogás e biofertilizante a partir do tratamento de restos alimentares.  

O óleo de cozinha também tem manejo adequado. O produto é armazenado e enviado para o processo de reciclagem, onde serve de matéria-prima para produção de sabão sólido. Em cinco meses, foram destinados 1.386 litros para transformação. Como consequência somente desta ação, calcula-se que 30.336 metros cúbicos de água deixaram de ser contaminados.

Os resíduos sólidos também passaram a ter nova destinação. Ao todo, mais de 9 toneladas de metal, plástico, papel e vidro deixaram de ser descartadas no aterro sanitário. O material passou a ser segregado e enviado para a Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia, no bairro Parque Santa Rosa, entidade que há 20 anos atua na área de reciclagem em Fortaleza.

Acrescente a tudo isso, uma parceria realizada com a Tres, solução de cafés espressos e multibebidas do Grupo 3corações, que destina corretamente as cápsulas de café pós-consumo para a logística reversa.

As mudanças foram implementadas pela Transforme Serviços Verdes Consultoria em Sustentabilidade que continua acompanhando o processo e sistematizando os resultados. Através de um software de gestão de resíduos os dados são monitorados e as evidências, registradas.

A Transforme atua desde 2017 estimulando atitudes que contribuam para gerar impactos sociais positivos e economicamente viáveis, implementando projetos e soluções ambientais para gerenciamentos de resíduos em empresas, eventos e instituições. A empresa é signatária do Pacto Global Brasil, contribuindo ativamente para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Saiba mais….

– Desde 2018, o Cantinho do Frango investiu na instalação de 400 painéis de energia solar fotovoltaica, contribuindo para diminuição da emissão de gases do efeito estufa e redução de energia elétrica proveniente de energias não renováveis.

– O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgado em 2020, revelou que cresceu em 16% a destinação inadequada do lixo no Brasil em 10 anos. Em 2019, foram registradas 28,4 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, enquanto em 2010 o montante era de 25,3 milhões de toneladas.

– A destinação incorreta dos resíduos em lixões pode provocar danos à saúde dos seres humanos. Ainda segundo a Abrelpe, 77,65 milhões de brasileiros são prejudicados atualmente. Além do custo ambiental e para o sistema de saúde gira em torno de 1 bilhão de reais por ano.

Cantinho do Frango

Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota

(85) 3224.6112

Comentários

Comentários