Ceará Organic Food Festival acontece em Fortaleza neste mês

De 25 a 28 de setembro, Fortaleza vai sediar o Ceará Organic Food Festival, primeiro festival internacional totalmente dedicado à alimentação orgânica realizado no Brasil. O objetivo é contribuir para um mundo mais saudável e sustentável, trazendo à tona discussões sobre a utilização de alimentos orgânicos e toda a sua cadeia de produção e comercialização.

Para isso, o Ceará Organic Food Festival terá uma programação abrangente –  científica, prática e cultural – com grandes nomes do Brasil e de outros países como Suécia, Bolívia, França e Uruguai. Será uma jornada de palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e aulas show com pesquisadores e chefs de cozinha consagrados que trabalham com a valorização da agricultura familiar e o uso consciente dos alimentos orgânicos.

Laura Rosano é cozinheira especializada em cozinha regional e mediterrânea. Produtora de frutas nativas Agroecológica Certificada, movimento Slow Food Uruguai. Foto: Divulgação

“O festival se propõe a contribuir para novos estilos de vida, incentivando a agricultura familiar agroecológica, fomentando a criação de novos espaços de comercialização de alimentos orgânicos, resgatando os valores ligados aos hábitos da alimentação e apresentando novas concepções de vida integradas à Terra”, explica o educador Adalberto Alencar, diretor da Fundação Cepema (Centro de Educação Popular em Defesa do Meio Ambiente), organizadora do evento.

Seguindo esses objetivos, a programação do Ceará Organic Food Festival vai trabalhar seis grandes temas relacionados à alimentação: Saúde, Alimentos, Sustentabilidade, Tradição alimentar, Políticas públicas, Cultura, tecnologia e negócios. E além da programação científica, o Festival terá ainda feira agroecológica e de artesanato, apresentações artísticas e musicais e festival gastronômico no Mercado dos Pinhões.

Podem participar do evento quaisquer pessoas interessadas, inclusive para apresentar trabalhos científicos, mediante inscrições com preços variados.

Bel Coelho, Chef do Clandestino restaurante (SP) e apresentadora do Receita de Viagem, também está na lista de palestrantes confirmados.

SERVIÇO:

Ceara Organic Food Festival – 25 a 28 de setembro

Local: Fábrica de Negócios

Informações e inscrições: www.cearaorganicfoodfestival.com.

Realização: Fundação Cepema; Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC); Observatório Cearense da Cultura Alimentar (Occa); Cooperbio; Novo Conceito.

Nomes confirmados:

Alguns dos nomes já confirmados na programação do Festival:

Nilza Mendonça – autora do livro “Em busca dos sabores perdidos”, pesquisadora com foco resgate e a valorização de insumos nativos nordestinos.

Bel Coelho – Premiada chef do restaurante Clandestino e apresentadora do Receita de Viagem (canal TLC Discovery).

Peter Weinfrelt – Economista, geógrafo e consultor de negócios sustentáveis na empresa U&We Suécia.

Leonel Cerruto – Índio Quechua (nativo dos Andes) da Bolívia e fundador do Centro de Cultura Originárias Kawsay-Bolívia, Rede Internacional Terra do Futuro.

Rosa Lia Barbieri – Doutora em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS, pesquisadora na EMBRAPA.

Laércio Meireles – Consultor em agricultura ecológica, engenheiro agrônomo, especialista em agroecologia e DRS pela Universidade Internacional de Andalucia, integrante do Centro Ecológico e membro da rede internacional Terra do Futuro.

Adriana Camurça – Doutora em Alimentos e Nutrição pela FEA-UNICAMP, docente no Curso de Gastronomia da UFC. Integra o projeto Biodiversity for Food and Nutrition.

Sonia Felipe – Possui pós-doutorado em Bioética Ética Animal pela Universidade de Lisboa, docente da UFSC. Pesquisadora e palestrante em Ética animal, Direitos animais, Ética ambiental e Veganismo.

Leticia Baird – Promotora de Justiça no Ministério Público Bahia. Coordenadora do projeto Escola Sustentável, programa suplementar de alimentação escolar, com vistas à progressiva adoção de alimentação preventiva de doenças à base de vegetais.

Maxime Michaud – Pós-doutor no programa IMAGITOUR (UMR 7324 CITERES, Universidade François Rabelais de Tours), Coordenador do Observatório Internacional de Refeições e Práticas Culinárias, pesquisador do Institut Paul Bocuse.

Malin Söderstrõm – Premiada chef sueca, proprietária de restaurante, escritora, primeira mulher a se tornar membro da Svenska Kocklandslaget.

Julia Senninger – Consultora de Sustentabilidade e sócia da U&We -Suécia. Presta consultoria para a Hållbara Restauranger, rede de Restaurantes Sustentáveis.

Kadma Marques, Vanessa Santos e Roberto Araujo – fundadores do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA)

Rita Taraborelli – Escritora, cozinheira e ilustradora. Pratica a cozinha vegetariana criativa e valoriza os processos artesanais e ingredientes de origem agroecológica.

Comentários

Comentários

Latest articles

Related articles

spot_img