Ceará presente na 3ª edição do Festival Fartura Lisboa de 14 a 17 de novembro

0
1515
Festival Fartura Portugal 2018 . Foto: Manuel Martins

Há três anos, o projeto Fartura – Comidas do Brasil ultrapassou as fronteiras nacionais e chegou à Europa. E entre os dias 14 e 17 de novembro, acontece a terceira edição do Festival Fartura Portugal, no Espaço Espelho D´Água. Com direção geral do empresário Rodrigo Ferraz, a programação reúne a mostra audiovisual “Fartura – Da Origem ao Prato”, uma mesa de conversa, almoços e jantares com os chefs brasileiros Flávio Trombino, de Minas Gerais, Paulo Anijar, do Pará, e Marina Araújo, do Ceará.

Festival Fartura Portugal 2018 . Foto: Manuel Martins

Para abrir o Festival, no dia 14 de novembro, às 10h, uma mesa de conversa pretende trazer um panorama da gastronomia brasileira e os elos de ligação com a cozinha portuguesa. Mediado pela curadora gastronômica do projeto, Luiza Fecarotta, o bate-papo terá a participação da portuguesa Teresa Vivas (activista à MESA Cultura Gastronomica) e os chefs João Lima, Flávio Trombino e Marina Araújo.

Ao visitar a exposição Fartura – Da Origem ao Prato, será possível fazer uma viagem pela diversa cultura brasileira, seus ingredientes, personagens e receitas. Dos sabores exóticos do Pará aos raros cogumelos do Paraná. Além de acompanhar a expedição realizada em Portugal, que passou pela Quinta do Medronheiro, pelo Arquipélago das Berlengas, pela região do Algarve, Beira Baixa, Serpa, Viseu, entre outras.

Programação gastronômica

Os estados escolhidos para representar o Brasil no Festival Fartura Portugal estão profundamente amparados pela Expedição, além de possuírem políticas públicas que fomentam a gastronomia, que são de suma importância para fortalecer o setor.

“Enquanto Minas Gerais e o Pará têm uma cozinha tão forte que virou símbolo do estado, o Ceará, historicamente, concentrou seu olhar pra fora e hoje vive um processo de ressignificação de sua identidade, liderado por profissionais envolvidos em uma pesquisa de tradições culinárias. Os três chefs selecionados para levar os sabores do Brasil à Europa têm uma ligação visceral com a gastronomia de seus respectivos estados”, comenta Luiza Fecarotta, curadora do projeto.

Flávio Trombino chefia o Xapuri, um dos mais tradicionais restaurantes mineiros de Belo Horizonte e está a frente do almoço, no dia 16 de novembro. Paulo Anijar nasceu no Pará, berço de uma das cozinhas mais exóticas e simbólicas do Brasil e estará no jantar do dia 16 de novembro, mostrando a potência do Norte do Brasil.

Marina Araújo tem 28 anos e traçou sua trajetória tendo a gastronomia como uma forma de sobrevivência. Aprendeu o ofício com a mãe, como complemento da renda e, quando se viu em situação vulnerável, se apegou a esses conhecimentos. Venceu o programa Que Seja Doce, do canal GNT, foi a Portugal chefiar o restaurante Club Life e voltou ao Brasil para pesquisar suas raízes. Lidera o Projeto Cumbuca, que busca as tradições e receitas de doces típicos do Ceará. Para o Festival ela prepara, no dia 17 de novembro, um menu que vai representar o mar, a serra e o sertão, três vertentes do seu estado.

Marina Araújo. Foto: Rodrigo TL

PROGRAMAÇÃO

Festival Fartura

14 a 17/11 – Mostra audiovisual “Fartura – Da Origem ao Prato”.

Horário: das 11h às 24h.

Visitação gratuita.

14/11 – Mesa de conversa, com Luiza Fecarotta (curadora do Projeto Fartura), Teresa Vivas (activista à MESA Cultura Gastronomica) e os chefs João Lima, Flávio Trombino e Marina Araújo.

Horário: das 10h às 11h.

Entrada gratuita, espaço sujeito à lotação.

16/11, às 13h – Almoço com o chef Flávio Trombino

16/11, às 20h – Jantar com o chef Paulo Anijar

17/11, às 13h – Almoço com a chef Marina Araújo

Reservas:

+ 351 213 010 510

info@espacoespelhodeagua.com

Local: Espaço Espelho D´Água – Av. Brasília S/N, 1400-038 Lisboa, Portugal.

Informações:

www.farturabrasil.com.br 

instagram.com\farturaportugal instagram.com\farturabrasil 

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui