Chef Alex Atala no mesa ao vivo

0
1715
Mesa ao Vivo no Espírito Santo

 

Por Isabelle Lunguinho
Especial para o Sabores da Cidade

Em sua estreia no Espírito Santo, o Mesa ao Vivo, realizado entre os dias 21 e 23 de março, trouxe um time de primeiríssima, comandado pelo renomado chef Alex Atala. Além das estrelas locais encabeçadas por Juarez Campos, participaram ​Bel Coelho (SP), Ce​sar Santos (PE), Rodrigo Bellora (RS), Rafa Brito Pereira (RJ)​ e ​Onildo Rocha (PB).

Entre os palestrantes, Alex Atala começou sua aula fazendo um elogio aos chefs do Espírito Santo: “se em São Paulo fazer cozinha autoral é difícil ser reconhecido, imagine em Vitória”. Reconhecidamente, ele percebe a qualidade da gastronomia da região, onde ele mesmo não ousou modificar o prato que cozinhou, a famosa Moqueca Capixaba. Dicas irreverentes de usar a função pulsar do liquidificador para bater a proteína pode parecer básico, mas surpreendeu a platéia ao comentar a quantidade de lâminas quebradas por não usar esse método.

São 30 anos de carreira como chef, muito sucesso e dificuldades foram relatados durante a aula. A paixão pela gastronomia, conhecimento da história dos pratos, valorização de ingredientes brasileiros e determinação em cada caminho trilhado são aspectos que mostram o grande profissional que ele é.

O evento Mesa ao Vivo no Espírito Santo veio em sua 1ª edição até esse estado que é berço de uma gastronomia que valoriza ingredientes regionais, e tem uma variedade de comidas e bebidas originalmente da região. Por isso houve uma grande dedicação e trabalho por parte das pessoas que tocam o circuito gastronômico capixaba para trazer esse evento que é destaque em todo o país promovido pelo Mundo Mesa.

Com o conceito de produzir ao vivo o conteúdo para a revista e redes sociais da Prazeres da Mesa, o evento apresentou todo contexto e experiência da gastronomia local sob o olhar de personalidades do setor. A programação incluiu aulas ao vivo com grandes chefs que representam o estado e o país como Bel Coelho (Clandestino – São Paulo), Rodrigo Bellora (Valle Rústico – RS), Bárbara Verzola e Pablo Pavon (Soeta – Vitória), Juarez Campos (Oriundi – Vitória), Cesar Santos (Oficina do Sabor – PE), Onildo Rocha (Roccia da Paraíba), Isaura Caliari (professora da faculdade Novo Milênio e chef consultora), Rafa Pereira Brito (The Slow Bakery do Rio de Janeiro) e Alessandro Eller (restaurante Eller Brasa & Sabor e apresentador do programa Receitas do Chef da TV Record – ES).

Chef Alex Atala e Isabelle Lunguinho

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui