Conheça o Instituto TrêsMares

2
3714

A ONG será beneficiada com as doações de cestas básicas que serão levadas pelos convidados para o evento de premiação dos “Melhores Sabores da Cidade 2019

Tudo começou em 2015, quando nasceu o Projeto de Vida Titanzinho. O que era inicialmente uma atuação pontual de psicólogas e estudantes de Psicologia, cresceu e virou uma ONG que atua de forma contínua com formação de grupos de crianças, adolescentes e mulheres em diferentes espaços do bairro Serviluz, em Fortaleza.

Ao longo do tempo, as atividades foram se ampliando, passando a ser em diferentes dias da semana e incluindo diferentes inserções sociais. Atualmente, o projeto possui uma forte parceria com a Associação de Moradores do Titanzinho e faz parte do conselho gestor da Zona Especial de Interesse Social do bairro. Atualmente o Instituto Trêsmares possui quatro grande frentes de atuação: o Projeto de Vida Titanzinho, Conselho Gestor da ZEIS SERVILUZ e Coletivo MarMulher.

O Projeto de Vida Titanzinho ocorre em formato de oficinas, com eixos temáticos de direitos humanos, projeto de vida e orientação profissional, por meio de dinâmicas de grupo, trabalhos com arte, palestras e atividades de campo realizadas em diferentes espaços do bairro e da cidade. Cada oficina contempla, aproximadamente, 15 crianças e adolescentes, pela qual passaram cerca de 100, durante esses 4 anos.

Através do contato com diferentes grupos que atuam de maneira mais aproximada com as pautas de direitos humanos, o projeto foi se reposicionando no bairro e desenvolvendo novas atuações. Atualmente, o Instituo Trêsmares faz parte, também, do Conselho Gestor da Zona Especial de Interesse Social – ZEIS SERVILUZ, tendo sido eleito por moradores do bairro como representante de uma Organização da Sociedade Civil Suplente. Dessa maneira, atuando não só com a conscientização de crianças e adolescentes a respeito de seus direitos e perspectivas de futuro, mas, também, participando de maneira efetiva na luta pela moradia digna e está na frente de resistência com os moradores do bairro.

Junto com esse crescimento, sentimos a necessidade de atuar também com as mulheres do bairro e, em maio de 2019, nasceu o MarMulher. Essa atuação tem como objetivos principais construir, por meio de um coletivo de mulheres, autonomia, formação de rede de apoio e o autoconhecimento entre mulheres. Para isso, são realizadas oficinas manuais permeadas por rodas de conversas e dinâmicas que envolvam assuntos pertinentes para as mulheres.

Todas essas atuações ocorrem de forma completamente voluntária, tendo apoio de outros profissionais que participam com ações para o desenvolvimento do projeto, por exemplo, palestras, aulas de campo e oficinas. Como forma de apoio financeiro para realizarmos as atividades do Instituto Trêsmares, criamos a marca Machê, que possui blusas de diferentes cores e modelos que simbolizam o Instituto, bem como estampas feitas por artistas locais..

O nome “Trêsmares” vem de uma modalidade de pesca que ocorre na Praia do Vizinho no Serviluz em que se usa uma rede enorme, que precisa da ajuda de várias pessoas para ser puxada. A rede pode ser jogada três vezes ao dia e quem ajuda a puxar a rede recebe uma parte da partilha do peixe. É com esse espírito de produção coletiva e colaborativa que nossa ONG foi batizada, buscando produzir ao longo dos dias e com a ajuda de todos vocês para puxar essa rede! Quem quiser nos ajudar ou saber mais detalhes sobre nosso trabalho é só entrar em contato através do faceebok ou instagram @institutotresmares.

Comentários

Comentários

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui