Dica Senac: Prepare uma deliciosa coxinha de batata doce

0
1591

A culinária também é uma forma de nos expressarmos culturalmente. Comida é herança e faz parte da nossa construção como indivíduo. O Brasil tem uma riqueza de sabores indiscutível e muito dessa diversidade foi uma contribuição vinda da África, trazida pelos escravos. Como projeto de conclusão de curso, uma turma de Salgadeiro do Senac Aquiraz, em parceria com a Prefeitura Municipal de Horizonte, desenvolveu na última quinta-feira (25) diversas ações com enfoque na cultura afrodescendente em comunidade quilombola na localidade de Alto Alegre.

Na programação, roda de conversa sobre a cultura africana, palestra, feira gastronômica e workshop de massa fermentada para produção de salgados de forno. “A iniciativa motivou os alunos a pensar em insumos diferenciados e que fizessem alusão aos insumos predominantemente utilizados pela cultura afro-brasileira”, explica o instrutor de Gastronomia do Senac Aquiraz, Robério Marques.

Os alunos desenvolveram, então, produtos à base de tubérculos, como a batata doce, grande influente da miscigenação entre negros e índios. Entre os produtos que entraram em destaque, a coxinha com massa de batata doce e isenta de glúten e lactose se destacou pela criatividade, além do apelo funcional e uso de um insumo tipicamente brasileiro.

A receita dessa coxinha bem brasileira, você confere abaixo:

Coxinha de batata doce e frango

Ingredientes:

2kg de batata doce

2 ovos

Gordura

Linhaça ou farinha sem glúten

Sal a gosto

Frango para rechear

Orégano

Modo de Preparo:

Levar as batatas ao fogo, cozinhar por 10 minutos na panela de pressão, escorrer e aguardar esfriar. Colocar as batatas em um recipiente, amassar, adicionar sal e orégano. Modelar e rechear como desejar. Empanar e fritar com gordura para fritura.

Mais informações sobre cursos no Senac Aquiraz:  (85)32705850/ (85) 99183.0992/ https://cursos.ce.senac.br

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui