Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco lança primeira publicação na XIII Bienal Livro

0
742
Foto: Divulgação

Resultado de pesquisas em cultura alimentar cearense, o livro “Laboratório de Criação – Inovação e Tradição na Cultura Alimentar do Ceará” será lançado no próximo dia 24, sábado, às 19h30, no espaço Café Literário da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. A publicação organizada por Lina Luz Cavalcante e Vanessa Moreira dos Santos apresenta o desenvolvimento das quatro pesquisas da primeira edição do Laboratório de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

Foto: Divulgação

“Em 2018, numa ação inovadora, o Governo do Estado do Ceará, a partir de políticas públicas, fomentou a pesquisa acerca  da cultura alimentar cearense, proporcionando que quatro pesquisadores recebessem uma bolsa de pesquisa, orientação especializada e condições de desenvolverem produtos que perpetuassem e valorizassem a cultura alimentar”, afirma Vanessa.

O livro trata, segundo Vanessa, da cultura alimentar cearense a partir de relatos das pesquisas de campo, numa combinação de memórias, histórias de vidas, receitas e trechos de diários de campo dos pesquisadores Rafaela Medeiros, Antônio Júnior, Ana Parente e Janderson Pinheiro. Entre as receitas disponíveis, Tortinha de Leite de Pedra (condensado de coco e melaço) com Creme de Cajá e baião de fava da Dona Nazaré, Doce Jaca do Céu, Pão de Coco com levain de coco.

Lina Luz ressalta que durante três meses construiu-se relações com agricultores, pesquisadores, nutricionistas, engenheiros de alimentos, cozinheiros, chefs, designers e gestores, na perspectiva de aprofundar experiências teóricas, fortalecer conhecimentos e enaltecer uma nova metodologia de criar pratos com insumos locais. Foi dada ênfase ao caráter de inovação na medida em que, com base em insumos já reconhecidos como parte da cultura alimentar do Estado, criou-se combinações e produtos que expressassem o ‘terroir’ cearense. 

Para Selene Penaforte, superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, a publicação é fruto de um segmento formativo, inovador

e revolucionário, no que diz respeito à valorização e ao reconhecimento da cultura

alimentar cearense. “É também estratégia de aprendizado vivo, pois assume o

compromisso de oportunizar uma devolutiva social, especialmente a comunidades e

produtores envolvidos no processo de cada pesquisa empreendida pelos alunos e seus

mentores”, completa.

Ficha técnica:

Título: Laboratório de Criação – Inovação e Tradição na Cultura Alimentar do Ceará

Organizadoras: Lina Luz Cavalcante e Vanessa Moreira dos Santos

Editora: Nadifúndio

Ano: 2019

Tamanho: 19x21cm

Páginas: 116

Preço: Distribuição gratuita

Serviço: 

Lançamento “Laboratório de Criação – Inovação e Tradição na Cultura Alimentar do Ceará” na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

24 de agosto, a partir das 19h30, no espaço Café Literário, no Centro de Eventos do Ceará.

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui