Evento internacional de Slow Food muda formato

À luz da recente pandemia, o Slow Food desenvolveu uma jornada de seis meses, tanto digital quanto física, para o Terra Madre Salone del Gusto

O movimento internacional Slow Food anunciou um formato completamente reimaginado para o seu evento mais importante dedicado ao futuro da comida, o Terra Madre Salone del Gusto (Salão do Gosto). O evento vai se adaptar às novas condições impostas pela emergência da Covid-19 e será uma jornada de seis meses com uma mistura de formatos digitais inovadores e eventos físicos difusos.

De 8 outubro aos seis meses seguintes, os formatos digitais do Terra Madre serão hospedados em uma plataforma digital. Essa plataforma é uma ferramenta desenvolvida para lidar com as novas medidas impostas aos encontros físicos de pessoas em todo o mundo. Terra Madre se encerrará com o Congresso Internacional Slow Food, programado para ocorrer em Turim (Itália) em abril de 2021, durante o qual os delegados do Slow Food expressarão todas as suas ideias para o futuro dos alimentos que terão surgido a partir da jornada de seis meses de evento.

Terra Madre Salone del Gusto 2018. Foto: Divulgação

O que há de novo para a edição 2020 do Terra Madre?

Esta será a maior e mais ampla edição em termos de número de países envolvidos, cerca de 160, e de quantidade de “ações por mudança” que será posta em prática por um milhão de ativistas em todo o mundo. Além disso, na nova geografia do Terra Madre, o Slow Food concentrará a atenção em quatro ecossistemas globais: terras de altitude, territórios aquáticos, baixadas e áreas urbanas. Os ativistas do Slow Food analisarão as várias fragilidades, problemas, soluções e oportunidades compartilhadas por esses ecossistemas, enquadrando o debate como parte da luta contra a atual crise climática e ambiental.

Qual o tema da edição de 2020?

Nossa Comida, nosso Planeta, nosso Futuro. Nossas relações com nossos alimentos, como produzimos, distribuímos, escolhemos e comemos, têm enormes impactos em nosso planeta e, consequentemente, em nosso futuro. No Terra Madre, tentaremos entender para onde estamos indo e identificar as ações corretivas necessárias para garantir um futuro melhor.

O sistema alimentar foi profundamente afetado pela pandemia de Covid-19. Os impactos na oferta e demanda de alimentos estão ocasionando sérias consequências nos quatro pilares da segurança alimentar: disponibilidade, acesso, utilização e estabilidade. Então, como é possível alimentar o planeta e garantir alimentos bons, limpos e justos para todos? O Slow Food responde que é a biodiversidade. O movimento sustenta que o único caminho a seguir é através da promoção da biodiversidade em todas as suas formas, desde bactérias invisíveis até as maiores espécies, bem como a diversidade de conhecimentos e culturas humanos.

Como a Plataforma funcionará?

A plataforma será totalmente gratuita com um catálogo de conferências, fóruns, webinars, cursos e oficinas de aprendizado online, uma seção dedicada à vitrine e ao comércio eletrônico de produtos, um seção Premium dedicada à imprensa e uma seção Business-to-Business dedicada aos expositores. O conteúdo será fornecido em diferentes idiomas.

Alguns novos formatos desenvolvidos para a edição 2020 incluem:

  • Food talks -> conversas de 15 minutos com convidados especiais, bem como de agricultores, produtores e chefs, que oferecerão suas visões de meio ambiente, agricultura e alimentação.
  • Como é feito → atividades em vídeo nas quais você descobrirá novas habilidades e satisfará suas curiosidades.
  • O revezamento em 10 de outubro→ uma minissérie em cinco partes que atravessa continentes e fusos horários com um diálogo global sobre as grandes questões de nossa era: a crise climática e ambiental; migração como consequência da degradação dos recursos naturais; equidade, inclusão e justiça; a devastação da floresta amazônica e as batalhas dos povos indígenas por seus direitos.
  • O Mundo Terra Madre → A partir de setembro, um grande mapa do mundo se iluminará com os eventos Slow Food organizados por nossos ativistas em todo o mundo.

Convidados Especiais do Terra Madre

Sunita Narain. Ambientalista e ativista indiana. Ela foi incluída em uma lista das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2016.

Dan Barber. Chef no Blue Hill restaurant em Greenwich Village, Nova York, e colunista do New York Times sobre revolução agrícola.

Larissa Mies Bombardi. Professora da Universidade de São Paulo, ela se concentra particularmente na geografia humana e agroalimentar e no uso de agrotóxicos no Brasil.

Franco Farinelli, professor de Geografia da Universidade de Bolonha e professor das Universidades de Genebra, Los Angeles (UCLA), Berkeley (UCB) e Sorbonne em Paris.

Comentários

Comentários

Latest articles

Related articles