Farofa vira tema de novo livro da editora Senac SP

0
1463
Foto: divulgação

Chefs Daniela Narciso e Danilo Rolim lançam o livro Farofa. A obra da Editora Senac São Paulo valoriza a gastronomia brasileira e estimula o conhecimento e a criação de receitas

A farofa é um prato versátil e muito popular na culinária brasileira. Presença certa em muitas mesas em todo o país, é feita com ingredientes diversos, de acordo com a região e costumes locais. Para disseminar o conhecimento sobre esse prato, símbolo da regionalidade brasileira, os chefs Daniela Narciso e Danilo Rolim lançam o livro Farofa.

A novidade da Editora Senac São Paulo apresenta diversas receitas doces e salgadas. Nela, os autores explicam a melhor forma de aproveitar o aroma, o sabor e as propriedades dos ingredientes. O livro traz a história da farofa, com suas diferentes matérias-primas e os métodos de preparo, desde a época pré-cabralina até a chegada dos portugueses no Brasil e suas posteriores adequações, com o uso de novas tecnologias e costumes dos povos que passaram a habitar o país. Os autores também revelam características técnicas tanto da farinha como da gordura, essenciais no preparo da farofa.

A farofa é um tema sem fim, as misturas são infinitas, as farinhas são inúmeras e as técnicas também variam, assim como as invenções. “Afinal, temos de concordar que um bom brasileiro, além de gostar de samba e de farofa, adora inventar, criar e inovar. Por isso, reunimos em um só livro um pouco de história, técnicas, um resumo dos tipos de farinha que encontramos no Brasil e algumas receitas de farofa – das mais simples às mais elaboradas, daquelas feitas apenas com dois ingredientes às que servem de refeição, das mais tradicionais às mais criativas”, afirma Daniela, autora do livro.

A obra inicia com a história da farofa, seguida de tabelas que relacionam gorduras e farinhas com nome, origem, texturas, formas de torra, coloração, entre outros itens; e também pela descrição do processo de produção de inúmeras farinhas. Na parte das receitas, são divididas por categorias: Farofas Básicas, Farofas Simples, Farofas Mistas, Farofas para Rechear, Paçocas, Farofas de Farnel, Farofas Doces, Farofas de Farnel, Farofas Doces, Farofas Funcionais, Parentes da Farofa.

Receita do livro: Farofa de couve com ovo e linguiça

Ingredientes
80g de linguiça picada em cubos
60 a 90g (2 a 3 unidades) de ovos grandes batidos levemente
80g de folhas de couve cortadas em tiras finas
Pimenta dedo-de-moça fresca, picada a gosto
150g de farinha de milho
Sal a gosto

Modo de preparo
Frite a linguiça em fogo baixo e, quando estiver crocante, adicione o ovo, mexendo o mínimo possível, até dourar levemente. Adicione o sal, pimenta fresca e a couve, misturando até murchar levemente. Misture a farinha e mexa até incorporar os ingredientes. Retire do fogo e sirva

Dica: Essa farofa pode ser a base para muitas outras versões, sendo possível acrescentar ou substituir ingredientes. A linguiça, por exemplo, pode ser substituída por bacon, manteiga de garrafa e carne-seca desfiada, peito de peru defumado, queijo coalho e até tofu firme como opção para os veganos (neste caso, basta incluir uma gordura vegetal, como a de coco, por exemplo). Outros ingredientes que podem ser acrescentados a essa farofa são alho, cebola, feijão, queijo coalho, azeitonas, batata palha, cenoura ralada, cheiro-verde, salsinha, cebolinha verde e coentro. Também existem algumas versões que utilizam ovos cozidos de galinha ou codorna.

Ficha técnica

Farofa

Autora: Daniela Narciso e Danilo Rolim

Páginas: 160

Onde comprar: http://www.livrariasenac.com.br

Editora Senac São Paulo

Comentários

Comentários