Festival “Fartura Gastronomia du Brasil” acontece de 11 a 13 de dezembo

0
1301

O evento será realizado simultaneamente em todas as regiões do Brasil. Em Fortaleza, cinco restaurantes participam do festival

O plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil realiza, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil. Pela primeira vez, o Festival Fartura acontece de forma simultânea em todas as regiões brasileiras, com ações presenciais em restaurantes. E conta com chefs, ingredientes, produtos e produtores do Brasil inteiro. O evento tem, ainda, mais de 50 horas de conteúdo online entre dicas, receitas, lives de empreendedorismo, shows de música e teatro.

Nesta edição, serão trabalhadas, de forma ainda mais ampla, a essência e as características principais da Plataforma: a brasilidade e a fartura da gastronomia brasileira, demonstradas através do caminho dos ingredientes “da origem ao prato”. Além de cuidado e atenção, seguindo todos os protocolos em relação ao covid-19.

MENU DU BRASIL

Antes do evento, 30 chefs de todas as regiões brasileiras se encontraram e formaram duplas para desenvolver um menu a quatro mãos. Durante o Festival, de 11 a 13/12, quem estiver em BH, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre poderá experimentar esse menu, no restaurante de cada chef participante. Os pratos também poderão ser entregues por delivery.

Em Fortaleza, será possível experimentar os pratos nos restaurantes: Mar de Rosas, com o menu criado pelo mineiro Caetano Sobrinho, em dupla com Eduardo Campelo; Zoi, onde Ivan Prado serve os pratos que concebeu com Eliane Ferreira, do Pará; no Mangue Azul, os sabores de Marco Gil se misturam com os do brasiliense Diego Badra; Felipe Viana mostra no Geppos o menu criado com o gaúcho Carlos Kristensen; e no Culinária da Van, estarão disponíveis os pratos de Van e Manuelle Ferraz, de São Paulo.

Para pedir em casa os menus disponíveis em Fortaleza acesse: https://farturabrasil.com.br/gastronomia-do-brasil/menu-du-brasil/?filtro=fortaleza

Para reforçar o conceito que permeia o projeto – da origem ao prato – foram escolhidos ingredientes típicos de cada cidade, que irão compor os menus dos chefs que a representa. São eles: Belém – mandioca, Brasília – baru, Fortaleza – rapadura, Minas Gerais – jabuticaba; Porto Alegre – azeite e São Paulo – banana. A execução das receitas, em BH, foi registrada para que o público de todo o Brasil possa conferir o conteúdo no site do Projeto Fartura, durante os dias de festival. 

PROGRAMAÇÃO ONLINE
Durante os três dias de Festival, o site do Projeto Fartura (farturabrasil.com.br) reúne diversos conteúdos, que contribuem para a cultura gastronômica do público e trazem entretenimento. Confira a seguir a programação:

LANÇAMENTO
Para o lançamento do evento, grandes chefs foram convidados. Manu Buffara e Beth Brandão, Thomas Troisgos e Fred Trindade, Janea Guimarães e Flávia Quaresma preparam menus especiais. O desenvolvimento dos pratos e interação com os chefs, bem como as receitas produzidas, foram registrados e estarão disponíveis em vídeo no site.

DICA DO CHEF
Nesta seção, os 30 chefs participantes compartilham conhecimento por meio de dicas úteis e preciosas sobre seu dia a dia na cozinha, além de curiosidades e conceitos gastronômicos. 

RECEITAS DU BRASIL – DA ORIGEM AO PRATO 
Por meio de lives nas redes sociais do Fartura, um chef de cada estado do Brasil ensina uma receita que valorize um produtor local. O produto utilizado estará à venda na Mercearia Fartura. Entre os participantes estão: Mônica Rangel, do Rio de Janeiro; Lia Quinderé, representando o Ceará; a paulista Ana Luiza Trajano; Rodrigo Bellora, do Rio Grande do Sul; Deocleciano Brito entra online do Acre; Denise Ronhelt de Roraima, entre outros.

MERCEARIA FARTURA
Desta vez, a Mercearia Fartura também abrange todo o território nacional, com produtos à venda de pequenos produtores de todos os estados brasileiros. Serão 45 produtores, com: queijos artesanais mineiros, farofa de castanha, chambari e buchada, produtos de jabuticaba, café, cacau, cachaças entre outros.

EMPREENDEDORISMO GASTRONÔMICO
A gastronomia como negócio também é tema do Festival, com personalidades contando suas experiências e cases de sucesso neste setor em cada capital onde acontece o evento. 

CULTURA 
Para complementar a programação, o evento conta com 18 shows musicais online e seis apresentações teatrais, também contemplando todas as regiões do Brasil. Entre os nomes confirmados estão: Toquinho, Toninho Horta, Pata de Elefante, Pedro Martins e Michael Pipoquinha, Lucas Estrela e Manasés de Sousa.

SERVIÇO:

Festival Fartura Gastronomia Du Brasil
Data: 11, 12 e 13 de dezembro
Programação presencial: Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre.
Programação online: www.farturabrasil.com.br
OBS.: toda a programação fica disponível no site, que redireciona o conteúdo de acordo com a plataforma (Instagram, Youtube, e-commerce etc.).

Mais informações: 
Instagram.com/FarturaBrasil
Facebook.com/FarturaBrasil

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL
A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em: 

Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 79 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas. 

Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. Em 2020, ocorreu a primeira edição do Fartura Digital Belo Horizonte, com uma audiência de 7 milhões de pessoas. E também o Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, com audiência de mais de 6 milhões de pessoas.

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui