Festival promove da cultura litorânea em Itapipoca

0
642

Os saberes de mulheres de comunidades litorâneas de Itapipoca com dons culinários, que têm alimentado suas famílias por gerações, poderão ser conhecidos, in loco, por visitantes. Nos dias 02, 03 e 04 de novembro, sempre às 10h, o “Praieira – Festival da Cultura Litorânea” fará visitas a territórios onde vivem algumas dessas mulheres. Será uma jornada de descoberta e conexão com as tradições gastronômicas e culturais profundamente enraizadas e uma oportunidade dos visitantes mergulharem na riqueza dos sabores locais, enquanto testemunham o poder das mãos habilidosas que transformam ingredientes simples em refeições que nutrem o corpo e a alma.

No dia 02, a visita terá como anfitriã a cozinheira Maria José Nascimento (Zélia), na Praia da Baleia. No dia seguinte, a visita será na Barra do Córrego, no Assentamento Maceió, onde a cozinheira Bete do Córrego será a anfitriã. E no dia 04, a atividade será uma Etno-vivência da Cultura Alimentar Tremembé com as Mulheres Cunhã Porã Tremembé, no Ponto de Cultura Recanto dos Encantados, Território Indígena Tremembé da Barra do Mundaú (Itapipoca).

Além das visitas, de 02 a 04, a partir das 17h, na Praça da Praia da Baleia, haverá uma Feira de Artesanato e Cultura Alimentar, e apresentações de dança, música e cultura popular tradicional.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e DASS, o Praieira – Festival da Cultural Litorânea é financiado via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do SEBRAE e da Tuboarte, parceria da BG Soluções e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Itapipoca.

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui