Menu Brands: a 1ª ‘dark kitchen’ do Brasil aposta em comodidade e agilidade no serviço de delivery

Você sabia que a 1ª ‘dark kitchen’ do Brasil fica no Ceará? Com 10 marcas próprias de diferentes estilos de comida, a Menu Brands garante comodidade e agilidade para clientes em Fortaleza, além de Aquiraz e Eusébio

Publieditorial 
Tiago Diógenes, CEO do grupo Menu Brands (foto: Izakeline Ribeiro)

Em 2013, falava-se pela primeira vez de uma marca focada em delivery de pratos elaborados por chef. Diante de olhares desconfiados, o empresário Tiago Diógenes iniciava o Delivery Menu, a primeira marca do que viria a se tornar a Menu Brands. A 1ª dark kitchen do Brasil está em operação com multi-marcas desde 2017, quando foram agregadas as marcas Ginger e Buoni Amicis. A partir de 2018, vieram SooDeli, SooVeggie, Rotisserie Sanduíches, Zack Smash’s Burger, Típico, Buk Burger n’Beer e Buoni Slice.

Mas, o que é mesmo uma ‘dark kitchen’? Em tradução livre do inglês seria ‘cozinha obscura’ ou mesmo ‘cozinha fantasma’. O conceito de origem americana se refere a cozinhas que operam somente para o serviço de entregas com diferentes operações, sejam do mesmo grupo ou com espaços alugados. Totalmente diferente da proposta de um restaurante, aqui é preciso entender cada passo da logística envolvida no serviço de entrega de refeições para que se possa otimizar tempo, custos e resultados. Essa cadeia compreende desde a organização da cozinha à ficha técnica de cada prato disponível no cardápio. Passa pela escolha da melhor embalagem, linha de produção e montagem dos pratos para garantir a máxima eficiência e a consequente satisfação do cliente.

O grupo Menu Brands conta com uma fábrica central para produção de molhos, cortes e porcionamentos e três cozinhas de finalização e expedição em três pontos da capital: Aldeota, operando as 10 marcas exclusivamente por delivery, os hubs Parangaba e Lago Jacarey, operando oito marcas em modelo híbrido (delivery e presencial). Tudo isso para garantir que o tempo de entrega seja o mais breve possível já que o preparo previsto dos pratos, em média, é de oito minutos.

“Nós compreendemos que nosso trabalho é oferecer comodidade ao cliente. Então, investimos para deixar os pontos de distribuição mais próximos do nosso público alvo, otimizamos os processos de produção com a fábrica e formatamos as cozinhas para que de cada uma seja possível executar pratos de todas marcas e buscamos constantemente melhorias nos processos de expedição e rotas de entrega”, explica Tiago, CEO do Menu Brands.

Para fazer toda essa logística dar certo, Tiago está integrado a uma equipe de gestores, incluindo a chef Bia Leitão. Responsável pela elaboração dos cardápios, a chef realiza uma série de testes de produto antes de lançar ao público. Mais de 120 pratos (de diferentes estilos) podem sair de uma única cozinha durante o horário de funcionamento (todos os dias no Ifood, das 9h às 3h). Para se ter uma ideia, o grupo Menu Brands entrega 2 mil refeições por dia, atendendo 91 bairros de Fortaleza, 75% da cidade.

“A gente verifica desde o tempo de execução, se está dentro da nossa média de oito minutos, até a forma como o prato pode chegar a casa do cliente. Através dos sistemas integrados da cozinha com a expedição, conseguimos acompanhar se os tempos de preparo são seguidos e garantimos que os pedidos cheguem da melhor forma e no tempo estimado”, afirma a chef. Até mesmo a estrutura da cozinha é pensada para que essa logística funcione. Na sede do Lago Jacarey, por exemplo, as praças são organizadas para que o pedido inicie o preparo no fundo e seja finalizado já na janela de saída para a entrega.

Chef Bia Leitão na cozinha do hub Lago Jacarey (foto: Izakeline Ribeiro)

Vale destacar que desde sua criação, o grupo Menu Brands vem crescendo a uma média de 30% ao ano. Em 2020, com a ampliação física e uma nova configuração de mercado, esse percentual aumentou para 47%, representando uma média de 1.000 entregas por dia / 30.000 por mês. Os números tão expressivos chamaram a atenção da Endeavor Brasil, que convidou a empresa a participar do programa de aceleração Scale-Up, no primeiro semestre deste ano, validando o modelo de negócio adotado e contribuindo para um crescimento ainda mais exponencial nos próximos anos. E falar de crescimento reflete em temas como sustentabilidade. Tiago ressalta sua preocupação com a geração de resíduos, fazendo a compensação, e já estuda a adoção de embalagens biodegradáveis, entre outras ações.

Serviço:
Grupo Menu Brands – Delivery Menu (@deliverymenu), Ginger (@deliveryginger), Buoni Amici’s (@amicispizzaria), SooDeli (@soodeli), SooVeggie (@sooveggie), Rotisserie Sanduíches (@rotisserielanches), Zack Smash’s Burger (@zacksmashs), Típico (@tipicobrasil), Buk Burger n’Beer (@bukburguers) e Buoni Slice (@buonislice).

Pedidos: pelo iFood ou (85) 3264.1099

Comentários

Comentários

Latest articles

Related articles

spot_img