Pizza caseira: pepperoni e marguerita

0
3086
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é mercadinhos-s%C3%A3o-luiz.gif

Você sabia que tem um dia especial para celebrar a pizza? É no dia 10 de julho, mas o certo é que essa maravilha conquistou o mundo e se tornou hábito para muita gente. Por aqui, amamos pizza e aproveitamos esse mês para compartilhar uma receita de pizza caseira.

Para a cobertura, separamos tomates cerejas, manjericão, mussarela de búfala, mas você pode deixar a imaginação livre e fazer com o que você mais gosta. Afinal, a pizza é sua e você faz como quiser!

Nossa parceira no instagram, Stella Artois, deixou esse preparo ainda mais leve e feliz!

Ingredientes

Rendimento: 2 pizzas médias

A massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de fermento biológico seco (1 pacotinho de 10 g)
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 ½ colheres (sopa) de azeite
farinha de trigo para polvilhar a bancada
fubá para polvilhar a assadeira

O molho
2 dentes de alho picado
Azeite
1 garrafa de passata de tomate
Cebola, alho poró, manjericão, orégano, sal e pimenta do reino a gosto
1 pitada de canela

A cobertura
500 g de muçarela ralada grossa
tomates bombom (ou cereja) cortados ao meio
molho de tomate para pizza caseiro
10 bolinhas de muçarela de búfala
folhas de manjericão a gosto
100 g de pepperoni

Modo de preparo

Massa
Misture bem a água, fermento e açúcar para dissolver e deixe em temperatura ambiente até começar a espumar. Espere cerca de 10 minutos.

Na batedeira ou no processador, com a lâmina para massas, coloque a farinha e o sal. Bata na velocidade mínima e junte o fermento diluído aos poucos para incorporar. Adicione 2 colheres (sopa) de azeite e continue batendo por mais 5 minutos, até formar uma massa bem lisa e elástica.

Unte uma tigela grande com de azeite e transfira a massa. Cubra com pano de prato e deixe fermentar em temperatura ambiente por cerca de 1h30, até a massa triplicar de volume.

(Nesse intervalo, você prepara o molho)
Refogar o alho com azeite. Colocar a lata de tomate pelado. Amassar com a colher mesmo. Quando ferver, temperar com Manjericão, orégano, sal e pimenta do reino a gosto e 1 pitada de canela.

Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta).

Polvilhe a bancada com farinha de trigo, transfira a massa para a bancada e, com uma espátula divida em 2 porções e prepare 1 pizza de cada vez. Polvilhe 1 porção de massa com farinha e, com o rolo de macarrão abra num disco ou se preferir, prepare uma pizza retangular.

Polvilhe o fundo da assadeira com fubá. Coloque a massa. Cubra com o recheio e leve ao forno para assar por 15 minutos ou até as bordas ficarem douradas. Ao retirar do forno, coloque o manjericão fresco. Corre pra comer!

Comentários

Comentários