120 enólogos entram em ação nesta terça para avaliar a safra 2019

0
1355

As 338 amostras de vinhos de oito regiões produtoras brasileiras inscritas na 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019 foram coletadas e codificadas. Algumas chegaram a percorrer 3 mil quilômetros até chegar ao seu destino. Agora é hora de avaliar. Durante oito dias – de 27 de agosto a 5 de setembro – 120 enólogos brasileiros degustarão os vinhos às cegas no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, que faz a coordenação técnica do evento.

Esta é a fase mais criteriosa da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, como é reconhecido o evento. Serão 24 horas de degustação às cegas. Para que todas as amostras sejam degustadas nestes oito dias, exceto sábado e domingo, os enólogos foram divididos em oito grupos com 15 profissionais cada. A cada dois dias, dois grupos de enólogos entram em ação. A degustação de seleção é fechada e segue normas internacionais.

Foto: Jeferson Soldi

O presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador, explica que o envolvimento e a interação dos enólogos  durante a degustação de seleção é determinante para o sucesso do evento, único no mundo. “Ao degustar cada amostra colocamos em prática todo nosso conhecimento e sensibilidade. Trocamos percepções, compartilhamos impressões, sempre com o objetivo de compreender cada terroir, cada vinho. E este é um dos papéis da Avaliação, que segue promovendo a qualidade do vinho brasileiro, seus potenciais e tendências”, afirma.

A avaliação é individual e registrada em um sistema desenvolvido especialmente para a Avaliação. O resultado desta degustação de seleção somente será anunciado no dia 28 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, quando cerca de 1.000 apreciadores conhecerão a relação dos 30% mais representativos em cada uma das cinco categorias (brancos finos secos não aromáticos, brancos finos secos aromáticos, tintos finos secos, tintos finos secos jovens e vinho base para espumante).

Neste grande dia, o público degustará simultaneamente com um corpo de comentaristas as 16 amostras selecionadas entre os 30%, provando na taça a representatividade da Safra 2019. As inscrições para os apreciadores abrem somente no dia 4 de setembro, a partir das 9h, pelo site www.enologia.org.br.

Serviço

27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019

Número de amostras: 338 amostras

Vinícolas: 47

Regiões e estados: Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e no RS a Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra.

Etapas: inscrições de amostras pelas vinícolas (junho), coleta das amostras (julho e agosto), Degustação de Seleção (27 de agosto a 5 de setembro)

Data do evento final: 28 de setembro de 2019

Inscrições para apreciadores: a partir das 9h do dia 4 de setembro pelo site www.enologia.org.br

Promoção: Associação Brasileira de Enologia – ABE

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui