5 feiras para comprar produtos orgânicos da agricultura familiar em Fortaleza

0
4296
Feira Riomar Kennedy

Para quem busca hortaliças, legumes e frutas livres de agrotóxicos, Fortaleza conta com feiras focadas na venda desses produtos. Confiracinco feiras de produtos orgânicos na capital cearense!

Feira de Produtos Orgânicos do Mercado Cultural dos Pinhões

Credito: Gabriela Rocha/Secultfor

Produtos orgânicos (livres de agrotóxicos), frescos e com certificado de qualidade são comercializados na Feira de Produtos Orgânicos da Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica (Adao) que ocorre semanalmente no Mercado Cultural dos Pinhões, às terças-feiras, das 6h às 13h. A ação é realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Entre produtos comercializados estão: cheiro verde, alface, couve, tomate, cenoura, beterraba, banana, manga e acerola. A mercadoria do produtor vai diretamente para o consumidor e resultando em oferta de bons preços e mais variedade.

Endereço: Mercado Cultural dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro). Horário de Funcionamento: terça-feira, das 6h às 13h.

Feira Agroecológica Parque Adahil Barreto

Foto: @redeecoceara

A feira agroecológica do Parque Adahil Barreto oferece boa diversidade de frutas, verduras, legumes fresquinhos, além de temperos e pães, todos vindos da Agricultura Familiar Agroecológica. Promovida pela Rede EcoCeará, a feira garante preços acessíveis em produtos que chegam dos municípios de Aquiraz, Aratuba, Capistrano e Ibiapaba. Devido a alta na demanda, a diversidade de opções aumentou e pode-se encontrar inclusive ovos caipiras, macaxeira pré-cozida, cajuína, doces, mel e até o arroz orgânicos produzido pelos agricultores do MST. A organização garante produtos orgânicos certificados. A feira acontece de 15 em 15 dias e uma das edições aconteceu dia 19 de fevereiro.

Endereço: Parque Adahil Barreto (Cocó) – Rua Major Virgílio Borba, 177. Horário de Funcionamento: 7h às 12h – quinzenalmente. Instagram: @redeecoceara

Feira Agroecológica do Benfica

Foto: @feiragroecologicabenfica

A Feira do Benfica é uma das mais antigas de Fortaleza, acontece há cerca de 10 anos e já é tradicional no bairro. Acontece de 15 em 15 dias, aos sábados, na Praça da Gentilândia, das 7h às 12h. No dia 26 de fevereiro será sua próxima edição. Os produtos livres de agrotóxicos são provenientes do pequeno agricultor e é uma oportunidade de os produtores venderem diretamente para o consumidor final. Além dos alimentos, é possível encontrar lanches veganos, bazar, farmácia viva e, também, uma programação cultural.

Endereço: Praça da Gentilândia – Av. Treze de Maio, 2311. Horário de Funcionamento: 7h às 12h. Instagram: @feiragroecologicabenfica

Feira Agroecológica e Solidária

Foto: @centraceara

A feira organizada pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA) foi temporariamente suspensa em fevereiro, mas ela costuma acontecer toda primeira sexta-feira do mês. Os produtos chegam de Itapipoca, Sertão Central, Sobral, entre outros municípios do Ceará. As feiras apoiadas pela CETRA comercializam produtos cultivados com princípios agroecológicos de oferecer alimentos livres de agrotóxicos, transgênicos e da exploração humana.

Endereço: Sede CETRA – Rua Capitão Gustavo, 3842, São João do Tauape. Horário de Funcionamento: Primeira sexta-feira do mês, das 14h30 às 18h. Instagram: @centraceara.

Feirinha de Orgânicos no RioMar Kennedy

Foto: Divulgação RioMar Kennedy

A primeira edição da Feirinha de Orgânicos no RioMar Kennedy aconteceu dia 29 de janeiro e projeto vai seguir acontecendo de 15 em 15 dias. Uma oportunidade de garantir frutas e legumes frescos (livres de agrotóxicos), além de doces e pães artesanais. A iniciativa é uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) e reúne cerca de 10 pequenos produtores de agricultura familiar e produção agroecológica da Rede EcoCeará. A ação ocorre das 7h às 12h, no Estacionamento externo do shopping, piso E1. Os produtos orgânicos são certificados e cultivados em pequenas propriedades, respeitando o meio ambiente, nas cidades de Capistrano, Mulungu, Aratuba e Região Metropolitana de Fortaleza: Aquiraz, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Endereço: Estacionamento externo do shopping (próximo à entrada da Av. Olavo Bilac) Horário de Funcionamento: 7h às 12h – quinzenalmente. Instagram: @riomarkennedy

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui