Dia da Tapioca: conheça cinco opções para provar em Fortaleza

Iguaria típica do Nordeste do Brasil, a tapioca tem um dia para “chamar de seu”. De origem indígena, ela é apreciada em diversos cantos do País. Nesta terça-feira, 15, é comemorado o Dia da Tapioca e o Sabores da Cidade traz cinco opções para conhecer em Fortaleza.

As sugestões fazem parte das tapiocas indicadas ao prêmio Melhores Sabores da Cidade 2024, quando um time de jurados qualificados realiza as suas indicações e a opinião pública decide os mais queridos restaurantes entre os melhores.

As tapiocas indicadas em 2024 foram:

  • Tapiocas O Osmar (vencedora)
  • Gil da Tapioca
  • Marcos Lanches
  • Silvia Helena
  • Tapioca da Neide

Confira abaixo informações detalhadas de cada um dos lugares onde é possível encontrar essa iguaria, que é parte da Cultura Alimentar brasileira, especialmente a nordestina. Presente no a dia a dia, em Fortaleza, por exemplo, elas podem ser encontradas facilmente nas ruas, integrando também os pontos de encontros onde pessoas lancham e conversam sobre a correria do cotidiano.

Um lanche rápido, uma pausa no dia, com recheios diversos ou até mesmo a opção mais clássica, com leite de coco, são pedidos certos dos fortalezenses que não abrem mão de uma tapioca quentinha. Seja feita na rua ou em casa, ela faz parte da identidade cearense.

Ela surgiu no território brasileiro bem antes dos portugueses chegarem ao país. A iguaria tem como matéria prima a mandioca, raiz rica em nutrientes.

Cinco tapiocas para provar em Fortaleza

Tapiocas O Osmar
Foto: Reprodução/Redes sociais

Ponto tradicional no Meireles, José Osmar é um símbolo representante da iguaria e um dos maiores conhecedores quando de trata da tapioca. Osmar começou seu o negócio em uma banquinha colocada na calçada. O ponto fixo e próprio atual já ocupa o coração do Meireles há bons anos.

Endereço: Rua Nunes Valente, 802
Instagram: @tapiocasoosmar
Funcionamento: Segunda a sexta das 06h às 10h30h e das 14h às 18h; sábados, domingos e feriados das 6h às 11h.

Gil da Tapioca
Foto: Reprodução

A tapiocaria tem Gilvandir Oliveira no comando. Ele saiu do interior do Chorozinho aos 17 anos em busca de melhores condições de vida em Fortaleza. Começou a trabalhar com seu primo no ramo de tapioca e depois de três anos, em 1997, abriu o seu próprio ponto no mercado da Praça Joaquim Távora. Agora já são 28 anos de história, tradição e confiança. Entre os sabores mais pedidos, destaque para a tapioca recheada com carne do sol e queijo e a de frango e queijo.

Endereço: Fiscal Vieira, 3570 – Joaquim Távora
Instagram: @gildatapioca_
Funcionamento: Terça a Sexta 6h às 17h; Sábado, domingo e feriados, das 6h às 12h.

Silvia Helena
Foto: Reprodução

Localizada no tradicional Centro das Tapioqueiras, o box 24 tem no comando Sílvia Helena e Reginaldo. No cardápio tapiocas em diversos tamanhos e formas, redonda, retangular, fininhas, recheadas, salgadas e doces. O clássico café com leite vem em uma garrafa de café e uma de leite.

Endereço: Av. Washington Soares, 10425, Box 24 – Messejana 
Instagram: @tapioqueirasilviahelena
Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 7h às 22h 

Tapioca da Neide
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um negócio familiar que existe há 22 anos, com vendas de lanches e cafés, mas a especialidade e carro chefe do negócio são as tapiocas de sabores variados. Tradicional, com leite de coco, com carne do sol, queijo ou ovo, a tapioca vem em várias versões. Quem comanda o pequeno negócio é Verinalda Martins conhecida por Neidinha da Tapioca, junto com seus dois filhos Elton e Everton.

Endereço: Avenida Beira Mar em frente ao Hotel Beira Mar
Instagram: @tapioca.da.neidinha
Funcionamento: Segunda-feira a sábado de 5h às 9h da manhã.

Marcos Lanches
Foto: Arquivo pessoal

Um carrinho de lanche localizado no meio da rua Guilherme Rocha, um dos locais mais históricos de Fortaleza, o pequeno negócio vende suas tapiocas e outros lanches ao lado do Palacete do Ceará, prédio centenário que abriga a Caixa Econômica Federal.

Endereço: Rua Guilherme Rocha – Centro
Instagram: @marcoslanchescentro
Funcionamento: De segunda a sexta das 7h da manhã às 16h30; sábado das 7h às 12h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest articles

Related articles