E-book gratuito sobre os vinhos do Vale do São Francisco é lançado

O Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf) lançou nessa terça-feira (27) um ebook completo com informações sobre a vitivinicultura da região. O livro digital traz dados atualizados sobre produção, uvas e hectares cultivados, além de perfis completos das empresas que atuam no Sertão.

O material promove, ainda, uma imersão nas paisagens marcantes da Caatinga e as histórias definem que esse território único no mundo. Para o diretor executivo do Vinhovasf, Rodrigo Fabian, o projeto atende a uma demanda do próprio setor.

“Esta é uma ferramenta singular para profissionais do setor, estudantes, educadores, comunicadores, enoturistas e, claro, os apaixonados pelos vinhos brasileiros”, destaca Rodrigo Fabian. 

Com curadoria e produção de conteúdo do enólogo Euclides Neto e da jornalista Paula Theotonio, além de uma seleção de fotografias, o ebook Vinhos Vale do São Francisco tem 38 páginas e foi elaborado por meio de pesquisas e entrevistas com vinícolas e instituições parceiras, como Embrapa Semiárido e IF-SertãoPE.

Ainda em 2026, o material deve ganhar uma edição em inglês, voltada ao mercado internacional.  “Este é o primeiro dos nossos projetos que visam a comunicar com clareza a força do Vale do São Francisco, hoje segunda maior produtora de vinhos e derivados da uva do Brasil”, destaca.

download do ebook é gratuito através deste link

A IP Vale do São Francisco para vinhos e espumantes

Localizado entre Bahia e Pernambuco, às margens do Velho Chico e em meio ao bioma caatinga, o Vale do São Francisco é um dos terroirs mais singulares do Brasil. Atualmente, as empresas da região processam cerca de 90 milhões de toneladas de uvas para produção de vinhos finos e de mesa tranquilos, frisantes e de espumantes; sucos e outros derivados.

Desde 2022, seus melhores vinhos e espumantes passaram a ser protegidos e exaltados pela Indicação de Procedência Vale do São Francisco (IP-VSF).

A IP-VSF é a primeira a englobar vinhos finos e espumantes elaborados em zonas tropicais do globo. Nessas regiões, pode ocorrer mais de um ciclo vegetativo da videira por ano, diferentemente de vinhos elaborados em áreas temperadas.

No Vale, isso é possível graças à irrigação e ao clima tropical semiárido, com temperaturas elevadas que viabilizam a produção de uvas e vinhos de janeiro a dezembro, com até duas safras e meia por videira. Além, ainda, da possibilidade de colheitas escalonadas ao longo do ano nas diferentes parcelas de vinhedos.

Essa indicação geográfica foi a primeira do Brasil fora da região Sul e também a integrar municípios de dois estados: Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco; e Casa Nova e Curaçá, na Bahia.

Devido à extensão territorial e às diferenças entre safras, os vinhos da região apresentam características bem variadas. Vão desde brancos leves de aromas florais a barricados com nuances de frutas tropicais e de caroço, passando por rosés diversos, tintos leves e jovens e chegando até aos mais encorpados, aptos ao envelhecimento.

Os espumantes também podem ser de jovens a maturados, de extra-brut a moscatéis. Os rótulos com selo da IP Vale do São Francisco já podem ser adquiridos no mercado brasileiro.

Sobre o VINHOVASF 

Fundado em 2003, o Instituto do Vinho do Vale do São Francisco – VINHOVASF nasceu para atender às demandas do setor vitivinícola no Submédio São Francisco. Desde então, tem atuado na conquista de incentivos fiscais voltados para o segmento e na captação de recursos que viabilizaram a obtenção da Indicação de Procedência (IP) Vale do São Francisco.

Comprometido com o fortalecimento contínuo do setor, o VINHOVASF também se dedica à promoção nacional e internacional dos vinhos tranquilos, espumantes, frisantes e sucos de uva produzidos na região, evidenciando sua qualidade e tipicidade. Por meio de feiras, palestras, visitas técnicas e outros eventos, o Instituto divulga os diferenciais do Vale, como a colheita de uvas durante todos os dias do ano e a diversidade de estilos, que vão da jovialidade ao alto potencial de guarda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest articles

Related articles