Aprenda a fazer pão em casa

0
992
Curso básico de panificação
Curso básico de panificação no Espaço Rosmarino

Vivemos dias de correria, onde cada vez mais fazemos consumo de produtos industrializados, congelados e sem qualquer benefício para nossa saúde. Quem não gostaria de servir a família e amigos com pães quentinhos, feitos na hora e da maneira prática, rápida e mais natural possível?

Com essa proposta, o Espaço Rosmarino traz para o curso de Panificação Básica ministrado pelo chef Karliano Pereira que além de receitas e dicas imperdíveis oferece a oportunidade de aprender a fazer pães incríveis utilizando ingredientes simples, equipamentos que já se tem em casa e seu próprio forno, podendo até mesmo garantir uma renda extra.

Mesmo utilizando utensílios convencionais, técnicas mais avançadas também estão no roteiro da aula. Por isso que este curso é ideal tanto para quem não domina nada quanto para aqueles que já trabalham com isso.

PANIFICAÇÃO – MÉTODO TRADICIONAL
A despeito da evolução das técnicas de cozimento, os processos modernos ainda seguem os princípios básicos dos métodos tradicionais empregados há milênios. O método tradicional (também conhecido como método indireto) inicia-se com a elaboração da esponja (uma porção de massa que é fermentada e então adicionada à massa final) usando fermento natural, como a massa azeda (sourdough), ou fermento comercial. Uma vez preparada, a esponja é reservada para fermentar e desenvolver os benefícios que serão transferidos para a massa e para o pão. Depois de adequadamente crescida, a esponja retorna à masseira e tem inicio, assim, a mistura final da massa.

ESPONJA
É um estágio opcional que ocorre antes da mistura e pode ser um recurso muito valioso para aumentar a qualidade do produto. É misturado à massa final para aprimorar suas características físicas, assim como a aparência, o sabor e a durabilidade do produto.

MISTURA
A mistura é o primeiro passo importante no processo de panificação. Um procedimento que pode ser dividido em quatro fases: pesar os ingredientes, chegar à temperatura, incorporar os ingredientes e desenvolver a massa. Se todos esses passos forem cuidadosamente seguidos, o resultado será uma massa bem misturada e um produto final consistente.

Sem dúvida, mais gostoso do que comer é fazer o seu próprio pão em casa, além de uma terapia para muitos por ser uma atividade manual relaxante, você encara novos desafios de criar e fazer novas receitas, trabalhando seu processo criativo gastronômico.

Confira as próximas programações:

26/04 – Massa Choux Craquelê com a chef Evelyn Vale – 18:30hs às 22:30hs

28/04 – Barista Básico com Auricélio Cidrack – 09hs às 17hs

05/05 – Cozinha Regional com a chef Fabiana Moretti – 09hs às 13hs

07 e 08/05 – Massas Italianas com o chef Alfio – 18:30hs às 22:30hs

Serviço

Espaço Rosmarino

@espacorosmarino – www.facebook.com/espacorosmarino
Rua Dr. José Frota, 123 – Varjota – CEP 60165-210
Contato: (85) 99947-0135

 

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui