Festival de Gastronomia Cearense: Os Rumos do Ceará de Comer

0
270
Mercado Alimenta CE - foto: Thiago Matine/Divulgação


Para celebrar a riqueza da identidade alimentar do Ceará e seus distintos biomas, o Mercado AlimentaCE realizará, de 23 a 25 de fevereiro, o Festival de Gastronomia Cearense: Os Rumos do Ceará de Comer. A segunda edição do evento gratuito e aberto ao público acontecerá no
Complexo Cultural Estação das Artes. Rodas de conversa, aulas-show, exposição fotográfica, atrações musicais, feiras gastronômica e agroecológica celebram as serras, os mares e os sertões cearenses. Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, o Mercado AlimentaCE é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Foto: Thiago Matine/Mercado AlimentaCE

Seja de mar, com maresia, pescados e frutas; seja de serra, subindo no rumo do verde, com mata e palmeiras fazendo moldura; ou no sertão, que nos lembra da resistência, das salgas e da produção do leite. Toda terra do Ceará tem fartura, tem memória e história alimentar pra contar.

Neste ano, a proposta do evento é desbravar e aprofundar esses sabores e debates explorando os biomas da terra, seus costumes e seus modos de fazer cultura alimentar.

Programação
Na sexta (23), a abertura do evento terá lançamento de exposição fotográfica da pesquisa de cultura alimentar quilombola do Ceará, mostra de documentários de cultura alimentar e entrega do Prêmio Melhores Sabores da Cidade.

Abrindo os debates sobre gastronomia, no sábado (24), a partir das 14h, haverá roda de conversa sobre culturas alimentares locais em mesa temática. Além disso, aulas-shows gastronômicas e atrações musicais fazem parte dos três dias de evento.

No domingo (25), a partir das 9h, haverá programação infantil, Almoço no Mercado e apresentação da cantora Mariana Aydar a partir das 16h. Durante os três dias, feiras de empórios, gastronomia e agroecológica com expositores de distintos municípios do estado compõem a celebração.

Sobre o Mercado AlimentaCE
O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.

SERVIÇO
Festival de Gastronomia Cearense: Os Rumos do Ceará de Comer
Quando: 23, 24 e 25 de fevereiro de 2024 | Sexta (17h às 21h30); Sábado (13h às 22h30) e
Domingo (9h às 18h)
Onde: Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro)
Acesso gratuito | Sujeito à capacidade do espaço (1.500 pessoas por dia) | Saída sem retorno

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui