Mercadinhos São Luiz destaca ações de combate o desperdício e apoio à produção agrícola

0
948
Muda meu Mundo (foto: divulgação)
Muda meu Mundo (foto: divulgação)

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de lembrar a importância de evitar o desperdício de alimentos, incentivando o aproveitamento completo dos mesmos, o Dia da Gastronomia Sustentável, celebrado em 18 de junho, reconhece que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos.

A data é apenas um dia de reflexão, mas a prática deve ser exercida diariamente, por empresas e indivíduos. O Mercadinhos São Luiz tem algumas parcerias fixas, visando contribuir com esta causa. Exemplo delas é o projeto Mesa Brasil, do Sesc, que atua como uma rede de banco de alimentos para o combate à fome e ao desperdício.

“As parcerias com estas instituições nos dão a tranquilidade de saber que estamos contribuindo com um trabalho sério e responsável, e que muda a realidade de muita gente. A fome no Brasil ainda é uma realidade, e precisamos lembrar disso a cada compra, para que nossos hábitos sejam conscientes e o desperdício seja cada vez menor”, afirma Ana Luiza Ramalho, gerente de Marketing do São Luiz. 

Fornecedores do São Luiz também compartilham da mesma visão, como é o caso da Muda Meu Mundo, que tem uma tecnologia que se utiliza da logística de acordo com a demanda que os supermercados solicitam referente aos alimentos dos pequenos agricultores familiares locais. Dessa forma, é feito um cálculo de número mais eficiente de entrega de alimentos que serão comercializados pelas lojas, gerando cada vez menos desperdício de alimentos para ambos. 

“É importante evitar o desperdício porque vivemos em um mundo em que cada vez mais sofremos com a fome e a falta de comida de qualidade para a população. Quanto mais pudermos evitar o desperdício, mais iremos garantir uma renda de qualidade aos agricultores e comida saudável na nossa mesa”, afirma Priscilla Veras, CEO e fundadora da Muda Meu Mundo.

Dicas práticas para evitar o desperdício no dia a dia

O chef Phelipe Carvalho, analista de Marketing do Mercadinhos São Luiz, compartilha dicas práticas para evitar desperdício alimentar no dia a dia. Uma delas é para aproveitar as bananas que ficam muito maduras: “quando a banana estiver escurecendo, pode cortar em rodelas, guardar no saquinho ou potinho e congelar. Porque ela serve para fazer vitaminas, cremes de fruta com ela congelada, fica gostoso. E como ela está bem madura, ela já fica doce e não precisa adicionar açúcar”. 

Chef Phelipe Carvalho (foto:divulgação)

As ervas também podem ser aproveitadas, como alecrim, manjericão, tomilho, cebolinha e coentro, quando não forem usadas a tempo e não estiverem mais frescas, a dica é congelar e utilizar de acordo com a necessidade. “Pode picar, congelar e utilizar ela congelada mesmo direto na panela para cozinhar ou, se não quiser congelar, pode utilizar alecrim, tomilho e manjericão, quando começar a murchar e ficar passado, pode colocar dentro de uma garrafa de azeite, por exemplo, e saborizar o azeite”.

“Cascas de tubérculos, como batata, batata doce e abóbora podem ser assadas no forno com azeite, sal e pimenta do reino a 200°C, um tempo de trinta minutos em média e elas podem virar chips crocantes para fazer um lanche e a casca do vegetal pode ser reaproveitada também na ideia de ser nutritiva porque ela é rica em fibras”, compartilha.

O alface, quando começa a murchar e escurecer, pode ser cortado e misturado com solo das plantas de casa para adubar. Outro item que pode ser aproveitado é o tomate-cereja, quando estiver murcho, pode ser lavado e temperado com sal, pimenta e azeite, assado no forno até tostar “após isso, você pode bater ele no processador, guardar no pote de vidro esterilizado e servir como molho para usar em saladas, queijos, burratas e massas”, conta.

Comentários

Comentários