Conheça os novos roteiros gastronômicos em Baturité (Ceará)

0
1924
Cervejaria Feeber. Foto: Divulgação

Circuito turístico “Caminhos de História e Fé” conta com 5 percursos, que podem ser feitos separadamente, e dentro deles algumas oportunidades gastronômicas se destacam.

Mosteiro dos Jesuítas em Baturité. Foto: Divulgação

O SEBRAE Ceará – Escritório Regional do Maciço de Baturité, em parceria com empresários, atores da economia criativa e Prefeitura Municipal, lançaram no final de 2019 o circuito turístico “Caminhos de História e Fé”. No total, são 5 percursos: Baturité de Fé (Circuito Religioso), Curta Baturité, Baturité Artesanal, Serra do Evaristo, Viva Estação Ferroviária de Baturité. Todos podem ser feitos separadamente, e entre eles dois se destacam pelas oportunidades gastronômicas. Confira abaixo!

Serra do Evaristo – Região alta de Baturité, a Serra do Evaristo abriga um acervo arqueológico que nos revela a história de seus primeiros habitantes. Considerado, atualmente, Sítio Arqueológico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), possui vestígios materiais das ocupações passadas. Depois do passeio pela Comunidade Quilombola, pelo Museu Comunitário e pelo sítio arqueológico, você tem a oportunidade de almoçar na comunidade dentro da casa de uma das famílias de habita na região, experimentando uma comida caseira realmente saborosa. Pode-se se optar pela feijoada ou pela galinha caipira servida com um pirão inesquecível. Não esquece de pedir o suco de maracujá e de levar o doce de banana.

Contato: evaristoquilombola@yahoo.com.br ou nos telefones (85) 98651-8099 / 99645-0054.

Baturité Artesanal – Percurso que leva o visitante a conhecer desde a tradição do cultivo de milho, banana e café aos processos artesanais da cerveja. Passa pela Fazenda Caridade, que produz café e banana no Mosteiro dos Jesuítas; Sítio Fênix, com sua produção de café de sombra; e Cervejaria Artesanal Fabeer. A rota passa, ainda, por pontos onde é possível conhecer e adquirir produtos confeccionados pelos artesãos de Baturité e também degustar pratos inspirados em receitas tradicionais a partir dos principais produtos locais e de aquisição direta do agricultor familiar: milho, banana e café.

A cervejaria faz parte do percurso Baturité Artesanal, mas pode ser visitado independentemente de fazer a rota ou não. E vale muito a pena a visita. No local é possível viver os processos de fabricação artesanal e conhecer a história dos monges cervejeiros e degustar os vários estilos de cervejas artesanais, que a marca produz. A cervejaria fica no quintal da casa dos proprietários, um lugar super agradável. É preciso marcar a visitação e pode-se ter a oportunidade de experimentar uma harmonização. No nosso caso, a degustação foi com carnes e deliciosos molhos caseiros, receitas guardadas a sete chaves pela cozinheira do local.

Contato Cervejaria Fabeer: (88) 99968-1019.

Cervejaria Fabeer. Foto: Divulgação

Mais informações sobre os roteiros: (85) 3347-1570 – SEBRAE Escritório Regional Maciço de Baturité.

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui