Receita cearense: Rabada com pirão

0
7972

Qual é sua comida caseira preferida? Essa rabada com pirão certamente está no topo da minha lista. Esse é o jeito que minha mãe, Celina Paiva, faz e vou compartilhar com vocês.

Foto: Izakeline Ribeiro

Receita – Rabada com pirão
Ingredientes:
2 rabadas (1 e 1/2 kg – Separa os ossos e deixa somente os que estão com carne)
4 dentes de alho
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
1 colher (sopa) Colorau
1 cebola grande
1 tomate grande
1 pimentão verde médio
6 maxixes ou mais se gostar
6 quiabos ou mais se gostar
200g de jerimum ou mais se gostar
Cheiro verde (coentro e cebolinha picados) a gosto
Sal a gosto
200g de farinha de mandioca branca

Coloque 1 litro de agua na chaleira para ferver. Corte a cebola, tomate, pimentão em cubos pequenos. Pique ou passe o alho por um espremedor. Em uma panela grande, fogo médio, refogue a cebola, tomate e pimentão. Acrescente o alho e a pimenta.

Na sequência, coloca a rabada. Mexe bem. Adicione a água quente até passar uns 3 centímetros acima da carne e adicione sal. Tampe a panela e deixe cozinhar. Quando o caldo for secando, acrescente mais água quente. Repita esse processo até a carne estar cozida. Esse processo pode demorar de 50 minutos a 1 hora. Experimente e ajuste o sal.

Agora coloque por cima o maxixe, quiabo e o jerimum, tampe e aguarde até que estejam cozidos. Espete um garfo para conferir. Quando estiverem cozidos, o ideal é retirar da panela e reservar para não se despedaçarem. Coloque o cheiro verde por cima da carne.

O pirão (passa a foto para o lado)
Molhe a farinha com água levemente para não empelotar o pirão. Em uma panela, em fogo médio, coloque a farinha molhada e vai acrescentando o caldo e mexendo até a farinha ficar cozida e o pirão no ponto.

Foto: Izakeline Ribeiro

Sirva/coma com arroz branco e seja feliz!

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui