Vinho Reguengos Garrafeira dos Sócios 2017 é lançado em Fortaleza

0
816
Foto: Izakeline Ribeiro

Um dos principais e exclusivos rótulos portugueses, o vinho Reguengos Garrafeira dos Sócios, safra 2017, foi apresentado em Fortaleza, na última terça-feira (7). O evento, realizado para convidados no Zoi Restaurante, contou com a presença de Tiago Garcia, enólogo, e Antônio Gura, gerente de vendas da Porto a Porto, empresa responsável por trazer o rótulo ao Brasil. No Ceará, a D’Origem faz a distribuição do vinho, que tivemos a oportunidade de provar.

O menu assinado pelo chef Ivan Prado contou com pratos marcantes do menu do Zoi. Antes de chegar ao vinho mais esperado, começamos a degustação com o vinho branco Régia Colheita Reguengos Reserva 2020 (Alentejo DOC) da mesma vinícola, a Carmim. Composto das uvas Antão Vaz e Arinto é um vinho refrescante, gostoso de beber, equilibrado em aromas e sabor. Uma excelente combinação com o Polvo marinado no azeite cítrico. Um bom começo para o que estava por vir!

A apresentação do vinho Reguengos Garrafeira dos Sócios, safra 2017, precisava mesmo de um evento. 2017 foi marcado por uma das melhores safras do últimos anos em Portugal. O enólogo Tiago Garcia ressaltou que o sucesso da safra é percebido na complexidade aromática e estrutura do rótulo. Segundo ele, a seleção das uvas foi cuidadosa para garantir uma boa passagem pela barrica em 18 meses e depois mais 18 meses, no mínimo, em garrafa. O vinho é uma combinação de Alicante Bouschet (65%), Aragonez (20%) e Touriga Nacional (15%). Com aroma de frutas pretas maduras e especiarias mais doces o vinho é encorpado, tem boa acidez e taninos finos. É equilibrado, o final é persistente com um toque de quero mais e já está perfeito para beber agora. No entanto, a tendência é que ele fique melhor com o passar dos anos. Quem tiver paciência de esperar estará fazendo um ótimo negócio. O

Provamos também a safra 2014 e a comparação foi inevitável. A safra 2017 é muito superior. Merecia mesmo um evento de lançamento.

Ah! Harmonizou perfeitamente com o cordeiro acompanhado de cuscuz marroquino.

CARMIM

A Carmim é uma Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, localizada no coração do Alentejo. Foi criada em 1971 por um grupo de 60 viticultores e atualmente possui cerca de 900 associados. Do portfólio destacam-se as marcas Reguengos, Monsaraz e Terras d’el Rei, além dos icônicos Reguengos Garrafeira dos Sócios e Régia Colheita.

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui