
Desde a infância, Weliton Santos, que hoje comanda a cozinha da cafeteria Coffee Day 21, localizada no bairro Parque Manibura, teve contato com a gastronomia. O “amor natural pela cozinha”, como ele descreve, nasceu de momentos afetuosos, como quando cozinhava para a família.
Sua jornada nesse universo chamado de gastronomia começou em 2012, em uma padaria onde mora, no bairro Vila Pery. De lá para cá, ele percebeu que cozinhar não era só um dom para praticar a qualquer momento, mas a carreira que deveria construir.
Os encontros em família, em especial, são lembranças marcantes que unem o seu apreço pela cozinha e os afetos familiares. Na Coffee Day 21, Weliton tem assumido o desafio de comandar a cozinha e preparar os sabores que têm atraído clientes para o espaço recém inaugurado.
Ao Sabores da Cidade, Weliton compartilha um pouco da sua trajetória e dessa etapa à frente da cozinha da Coffee Day 21. O profissional conta sobre desafios e aprendizados, além de curiosidades. Confira abaixo na íntegra.
LEIA MAIS | Saiba onde encontrar o “Morango do Amor” em Fortaleza, doce que viralizou nas redes
Sabores da Cidade: Weliton, como a gastronomia entrou na sua vida? Sempre foi a carreira dos seus sonhos?
Weliton Santos: A gastronomia sempre esteve presente na minha vida, desde a infância. Cresci cozinhando em casa para a família e isso foi despertando em mim um amor natural pela cozinha.
Profissionalmente, minha jornada começou em 2012, em uma padaria do bairro onde moro. A partir dali, fui me descobrindo cada vez mais nesse universo, entendendo que cozinhar não era só um dom, mas também a carreira que eu queria seguir.
Quais memórias afetivas sobre cozinhar você coleciona?
As memórias mais especiais vêm dos encontros em família. Sempre gostei de preparar a comida nos eventos e reuniões familiares. Cozinhar nesses momentos era mais do que alimentar — era participar, acolher, demonstrar carinho. Esses momentos me marcaram e me mostraram o poder que a comida tem de unir as pessoas.
Quais os maiores desafios na sua trajetória profissional?
Um dos maiores desafios é se manter atualizado. A gastronomia está em constante transformação, com novas técnicas, ingredientes e tendências surgindo o tempo todo. Estar sempre aprendendo, pesquisando e se reinventando é um compromisso que exige disciplina e dedicação diária.
Como foi desenvolver o cardápio da Coffee Day 21?
Foi um processo desafiador, mas muito especial. Contamos com o apoio da nossa amiga Bárbara Maia, que montou a base do cardápio. A partir daí, fomos adaptando tudo à nossa realidade, ao estilo da casa e, principalmente, ao paladar do nosso público. Foi uma construção coletiva, feita com muito cuidado e afeto.

Como tem sido a experiência de comandar a cozinha da Coffee Day 21, que inaugurou há pouco tempo, mas já vem conquistando diversos clientes?
Está sendo uma experiência incrível, além do que eu imaginava. Ver as pessoas elogiando, voltando, indicando, é muito gratificante. Comandar a cozinha da Coffee Day 21 me desafia e me realiza todos os dias. Sinto que estou crescendo junto com a cafeteria.
Antes da Coffee Day 21, você teve outras experiências no ramo da gastronomia? Se sim, quais?
Sim. Antes de chegar à Coffee Day 21, trabalhei em uma padaria, onde pude aprender muito sobre rotina, organização e produção em grande escala. Foi um período importante para o meu desenvolvimento profissional.
Falando em processo criativo, como você dá o seu próprio toque para as preparações que saem da sua cozinha na Coffee Day 21?
Eu sempre busco trazer um pouco das minhas vivências para cada prato. O toque especial vem da combinação entre técnica, intuição e escuta. As avaliações e sugestões das donas da cafeteria também são fundamentais nesse processo — a gente troca muito e isso enriquece o resultado final.
Para finalizar, quem é o chef Weliton quando não está na cozinha? O que gosta de fazer no tempo livre?
Fora da cozinha, sou um homem simples e dedicado à minha família. Sou casado, pai, filho, amigo e valorizo muito esses papéis. No tempo livre, gosto de cozinhar em casa, especialmente para a minha esposa, e aproveitar os momentos com quem eu amo. Família, pra mim, é o que me move.
Pitadas de Weliton

O que não pode faltar na sua cozinha?
Temperos especiais! Eles fazem toda a diferença no sabor e na alma da comida.
Qual receita de família é marcante para você? De quem é?
A costela de porco da minha mãe. É daquelas que reúne a família e marca a memória.
Uma música para ouvir cozinhando?
Louvor. Me traz paz e inspiração enquanto estou na cozinha.
Livro ou filme predileto?
Gosto mesmo é de um bom filme de comédia. Nada como rir pra renovar as energias.
Para você, quais são os sabores da cidade de Fortaleza?
Sabores autênticos, fortes e regionais. A gente sente o Ceará em cada garfada.
Um lugar em Fortaleza fora da cozinha?
Gosto de estar em praças ao ar livre. É onde respiro, observo, me inspiro.
Saiba mais
Coffee Day 21
Instagram: @coffeeday21.cafeteria
Endereço: R. Eng Antônio Ferreira Antero, Nº 465 (Mall) – Parque Manibura – Loja 04
Funcionamento: Segunda à sexta das 09:00 às 20:00 e Sábado das 08:00 às 12:30
Publieditorial