Feiras livres e agroecológicas são alternativas para quem busca alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Esses espaços reúnem produtos que são resultados de práticas mais sustentáveis e respeitosas ao meio ambiente e também para as comunidades. Em Fortaleza, não faltam opções de feiras nesse estilo para aproveitar.
Nas feiras, é comum encontrar frutas, verduras, grãos, temperos, entre outros. Para além dos alimentos, esses espaços conectam saberes tradicionais e cultura alimentar, incentivando um sistema mais justo de consumo e produção.
>> LEIA MAIS | Pesquisadora e agricultora, Rojane Alves gera desenvolvimento e inovação no campo por meio de produtos à base de coco
O Sabores da Cidade lista cinco feiras de Fortaleza para quem busca uma alimentação mais saudável e sustentável. Espaços que oferecem produtos limpos de agrotóxico, e que de quebra promovem a agricultura familiar, podem ser conferidos abaixo.
Feiras agroecológicas para conhecer
Feira Cultural da Reforma Agrária

A feira ocorre em diversas localidades, mas no Centro Frei Humberto, é no segundo sábado de todo mês, de 9h às 15h. Ela traz variedade, com produtos da reforma agrária, além de artesanatos e comidinhas. O espaço busca gerar renda por meio do incentivo à economia criativa e solidária.
O espaço também é um encontro para discutir questões como a reforma agrária e a garantia de vida digna para pessoas que constroem e produzem no campo.
Endereço: Centro Frei Humberto – R. Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape. Funcionamento: Ocorre todo segundo sábado do mês, de 09h às 15h.
Feira do Parque Adahil Barreto

Os produtos da Feira Agroecológica são cultivados por famílias de agricultores(as) da Rede EcoCeará em alguns territórios do estado. Na Região Metropolitana de Fortaleza (Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Pindoretama); Maciço do Baturité (Aratuba, Capistrano, Mulungu) e alguns itens que vêm da Região da Ibiapaba.
Nesta feira, os principais produtos são hortaliças, ervas, verduras e folhagens. Há também frutas e raízes, como batata-doce, cenoura e macaxeira. Estes são orgânicos. Há alguns produtos que são de origem animal, como: mel de abelha, ovo caipira e queijo coalho, que fazem parte da cultura alimentar cearense. É preciso levar a sacola.
Na Feira Agroecológica são comercializados produtos pelos próprios agricultores e agricultoras que os cultivam e desempenham uma governança coletiva por autogestão. Por isso, é uma experiência de imersão na cultura alimentar e gastronomia.
O funcionamento é todo sábado de manhã, das 7h às 12h, ao ar live, em toldo coberto, em contato com a Natureza, no Parque do Cocó Adahil Barreto, Rua Major VIrgílio Borba, 177, Dionísio Torres, em Fortaleza
Endereço: Parque do Cocó Adahil Barreto – Rua Major VIrgílio Borba, 177, Dionísio Torres. Funcionamento: Ocorre todo segundo sábado do mês, de 09h às 15h.
Feira Agroecológica e Solidária
Toda primeira sexta-feira do mês acontece a feira agroecológica no Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA). Os produtos chegam de Itapipoca, Sertão Central, Sobral, entre outros municípios do Ceará. As feiras apoiadas pela CETRA comercializam produtos cultivados com princípios agroecológicos de oferecer alimentos livres de agrotóxicos, transgênicos e da exploração humana. É preciso levar a sacola/ecobag.

Endereço: Sede CETRA – Rua Capitão Gustavo, 3842, São João do Tauape. Funcionamento: Toda primeira sexta-feira do mês, das 15h às 17h30.
Feira no Mercado dos Pinhões
Toda terça-feira o Mercado dos Pinhões recebe a Feira de Produtos Orgânicos, organizada pela Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica (Adao), reunindo diversos produtores de frutas e legumes do Estado, apoiada pela Prefeitura de Fortaleza.
Os produtos chegam de Guaraciaba do Norte, Redenção, Pacatuba, Aquiraz, entre outros. Os produtores possuem uma certificação de renovação anual, que confirma a isenção de agrotóxicos nos alimentos.

O público também pode encontrar na feira itens processados feitos por produtores locais, como doces, pães, molhos, cremes e geleias.
Endereço: Mercado dos Pinhões – Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro. Funcionamento: Terças, das 5h às 12h.
Feira Agroecológica do Benfica
Acontece de 15 em 15 dias aos sábados na Praça João Gentil, conhecida como Gentilândia. Produtos agroecológicos e uma programação cultural para curtir das 7h às 12h. Além dos alimentos, é possível encontrar lanches veganos, bazar, farmácia viva e até atrações culturais. É preciso levar sacola e, se possível, copo retornável.
Frutas, verduras e legumes orgânicos e agroecológicos, além de produtos artesanais, sem agrotóxicos e direto do produtor, bem como comidinhas saudáveis, pães, bolos, queijos podem ser encontrados na feira.

Endereço: Praça da Gentilândia – Av. Treze de Maio, 2311. Funcionamento: 7h às 12h.
Cuidado!!!! Nem todos estes locais Da reportagem vendem alimentos ORGÂNICOS, alimentos orgânicos devem ser certificados e respeitar a lei 10.831. Da reportagem só conheço como orgânico alguns feirantes do mercado dos pinhões e o la feira orgânicos.
Como saber então, quem vende os orgânicos reais?
Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!