Carnaval 2025: 62% dos bares e restaurantes cearenses projetam aumento no faturamento

Embaixada da Cachaça – Foto: Sabores da Cidade

Mais da metade dos estabelecimentos de alimentação fora do lar, um percentual de 62%, esperam uma crescente no faturamento para o período de carnaval. Destes, 53% estimam um crescimento de até 20% nas receitas. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel CE).

“Para o Carnaval a expectativa ainda é positiva, o que é bastante importante, visto que a inflação ainda tem sido um vilão para vários bares e restaurantes. A grande maioria não conseguiu repassar o custo para os cardápios, e o endividamento, que vem de longos anos nesse período pós-pandemia, segue expressivo”, comenta Taiene Righetto, presidente da Abrasel CE.

A alta movimentação em bares e restaurantes no período carnavalesco pode impulsionar um momento de retomada para o setor, que tem sofrido impactos econômicos fortes desde a pandemia.

A inflação e o endividamento são, ainda, os principais desafios dos estabelecimentos. Ainda de acordo com a pesquisa, quase metade dos empreendimentos (48%) estão endividados, enquanto 28% não conseguiram aumentar os preços no último ano. 

LEIA MAIS | Comida brasileira com 50% OFF em Fortaleza

Taiane acredita que “o bom resultado de dezembro, e uma perspectiva de bons resultados no Carnaval, possam amenizar um pouco essa dificuldade de repasse de preço, inflação e de endividamento com impostos”, conclui. 

A expectativa é que o carnaval dê continuidade à crescente econômica conquistada por bares e restaurantes em dezembro. De acordo com a pesquisa, 48% dos estabelecimentos registraram lucro no último mês de 2024 em decorrência da movimentação de fim de ano, percentual que é comemorado pelo setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest articles

Related articles