Escola de Gastronomia Social oferta 80 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes

Inscrições para o processo seletivo dos cursos de Confeitaria e Panificação poderão ser realizadas de 14 a 27 de novembro de forma on-line

Aula de Panificação – Foto: Izakeline Ribeiro

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos profissionalizantes de Confeitaria e Panificação.

Para participar da seleção, os candidatos devem acessar o site da Escola (gastronomiasocial.org.br), das 9h do dia 14 às 23h59 do dia 27 de novembro, com RG, CPF e comprovante de endereço em mãos. Os pré-requisitos são: idade a partir de 18 anos, Ensino Fundamental completo, disponibilidade no período do curso  (manhã ou tarde), de segunda a sexta-feira. Pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou inseridas em ações afirmativas terão prioridade na seleção.

Em caso de indisponibilidade de meios eletrônicos para a realização da inscrição, haverá um colaborador da EGSIDB disponível para realizar a inscrição de forma presencial e/ou tirar dúvidas, na sede localizada na Rua Manoel Dias Branco, 80, Cais do Porto (Mucuripe).

Para a segunda fase, os candidatos devem dispor de tempo para realizar a entrevista, que será feita exclusivamente de forma presencial na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

No total, são 80 vagas distribuídas entre os dois cursos, nos turnos manhã e tarde. Todos os cursos são gratuitos e presenciais. Os cursos de Panificação e Confeitaria têm duração de dois meses. A aula inaugural acontecerá no dia 7 de janeiro de 2025. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site www.gastronomiasocial.org.br.

“Esses cursos geram oportunidades para jovens e adultos iniciarem uma nova carreira no setor de alimentação com conhecimentos que vão além das técnicas de cozinha. As formações contam também com conteúdos que envolvem sustentabilidade, cultura alimentar do Ceará e a valorização dos nossos ingredientes e modos de cozinhar”, explica Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB.

Quem fez
Ednete Mendes, 39, mora no bairro Henrique Jorge e já tinha um negócio próprio de churros, mas decidiu fazer o curso para ampliar as possibilidades gastronômicas e adicionar mais variedade em suas vendas. No curso profissionalizante de panificação aprendeu a preparar os salgados que já são sucesso de vendas. Ficou encantada com as técnicas para panetones doces e salgados e já está cheia de referências e encomendas para as vendas natalinas. “Quando a gente fala que fez curso aqui, o olho da pessoa brilha porque eles sabem que aqui é um lugar de responsabilidade”, afirma.

Luiz Gustavo Silva, 24, mora no bairro Manuel Sátiro, trabalha na área da gastronomia há seis anos, em um restaurante pizzaria na Cidade 2000. No curso profissionalizante de Cozinha, ele buscou aprimorar seus conhecimentos na área e, a partir da qualificação, pretende avançar na carreira. Entre os módulos que teve durante o curso, as aulas de boas práticas de manipulação de alimentos foram as que mais gostou e já tem feito bom proveito do conteúdo em seu serviço. “Vou levar do curso as técnicas que aprendi e principalmente o trabalho em equipe que é muito importante”, diz.

Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

Serviço:
Inscrições para o processo seletivo dos Cursos Profissionalizantes 2024.3
Até 27 de novembro de forma on-line
Site: www.gastronomiasocial.org.br
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE.
Mais informações: (85) 99295 2122 e (85) 99295 6179  – somente mensagem no whatsapp
E-mail: coordenacaopedagogica.gastronomiasocial@idm.org.br
Instagram: instagram.com/escolagastronomiasocial

Cronograma – Processo seletivo – Cursos Profissionalizantes 2024.3
Até 27 de novembro de forma on-line
Divulgação da 2ª fase (Entrevistas) 29/11/2024
Período de entrevistas presenciais 02, 03, 04 e 05/12 das 08h30 às 12h e das 13h às 16h30
10/12 – Resultado Final
11 e 12/12 – Matrícula dos alunos selecionados na secretaria da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
07/01/2025 – Aula inaugural

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest articles

Related articles