Os cinco chefs em destaque em Fortaleza

0
209

Ivan Prado – O mais votado pelo público no Melhores Sabores da Cidade 2023

Formado na Universidade Senac Campus Campos do Jordão SP, com certificação ProChef pelo the Culinary institute of América -CIA.
Trabalhou com Chefs renomados como o Alex Atala e já cozinhou com chefs como Albert Landregraf, Flávia Quaresma, Ana Luiza Trajano, Jeferson Rueda e Janaína Rueda, Vitor Sobral, Claude Troisgros, Katia Barbosa, entre outros dentro e fora do país. Como chef convidado também participou de eventos do Mesa Ao Vivo da revista Prazeres da Mesa e Fartura Brasil. No cenário de Fortaleza, trabalhou como Chef Executivo em restaurantes como Zoi do grupo Colosso, no Restaurante Escola Senac Mayu sendo idealizador do primeiro restaurante de Menu Degustação da cidade. Também foi Chef Executivo no restaurante Mangue Azul, considerado por 2 anos a melhor experiência gastronômica da cidade pelo site Sabores da Cidade. Atualmente, é Chef Corporativo do Grupo Beach Park ficando responsável por toda a concepção dos produtos do segmento de A&B do Complexo, traduzindo a identidade da cultura alimentar cearense paro o turista e residente local.

Para conferir o trabalho de Ivan Prado:

Beach Park

Endereço: Rua Porto das Dunas, 2734 – Porto das Dunas Contato: https://www.beachpark.com.br Instagram: @beachpark

Demais votados pelos jurados e público por ordem alfabética.

Frederico Jayme

Aos 20 anos, Frederico Jayme largou a sua faculdade de administração e o trabalho com os pais, donos de restaurante, para correr atrás de seu sonho de se tornar chef de cozinha no Reino Unido, onde morou por 12 anos. Nesse período estudou 3 anos no Hammersmith College se formando chef profissional e concluiu o bacharelado em BA(Hons) Artes culinárias internacionais, pela universidade West London em Londres. Nas suas experiências internacionais de trabalho ele já passou por restaurantes mundialmente premiados como: o Noma, do chef Rene Redzepi, em Copenhague, na Dinamarca; o Maze do chef Gordon Ramsay em Londres: o The Fat Duck, do chef Heston Blumenthal, em Bray, na Inglaterra; o Galvin at Windows, do chef Chris Galvin em Londres: o Benares, do chef Indiano Atul Kochhar em Londres, Hotel Landmark, em Londres; e o Sake No Hana, restaurante kaiseki de cozinha tradicional japonesa, também em Londres. Viajou mais de 40 países atrás de experiências gastronômicas com sua paixão por culturas, fazendo vários cursos de culinária local ao redor do mundo. De volta ao Brasil, o chef fez algumas consultorias para restaurantes e hotéis. Em Fortaleza começou a empreender inovando na área de delivery com o Restaurante On-line. Em sequência, nasceu o restaurante Amecari, onde trabalha no sistema de menu degustação por temporada, atendendo no máximo 15 pessoas por noite. O jantar é uma sequência de pratos para orquestrar uma experiência com essência contemporânea dando vida aos melhores ingredientes locais de acordo com sua disponibilidade e sazonalidade, podendo ser tradicional, vegetariano e vegano.

Para conferir o trabalho de Frederico Jayme:

Restaurante Online

Endereço: Rua Silva Paulet, 1100. Aldeota. Contato: (85) 998162529 Instagram: @restauranteonlineoficial @cheffredericojayme Site: chefredericojayme.com

Funcionamento: quarta a sábado, das 18h as 21h. O cardápio é lançado na segunda-feira, às 16hs para o cliente fazer a reserva pelo Whatsapp.

Karol Teodoro

A chef Karol Teodoro tem 32 anos, é fortalezense, administradora de formação, começou a trabalhar como cozinheira profissional em 2019, de forma autônoma e autodidata, quando se encantou pela cozinha vegetal. Durante bastante tempo teve trabalho focado na cozinha vegetariana e vegana, e compartilhava suas criações vendendo comida de rua em praças e feiras e também ministrava cursos, compartilhando receitas e técnicas com cozinheiros amadores e profissionais. Em 2020, na pandemia, voltou seu trabalho pro voluntariado na cozinha comunitária e no mesmo ano decidiu empreender no seu primeiro restaurante, mas na parte administrativa. Em 2022 encerrou a primeira operação e abriu o segundo restaurante, Aconchego Bistrô com um trabalho mais focado em cozinha e criação, que é o lugar aonde atualmente assina o menu. “É desafiador ser a chef e a empreendedora do local, pois o dia a dia vai muito além das demandas de cozinha e eu só consigo porque tenho ao meu lado uma equipe engajada com nossa missão e minha família que abraçou o meu sonho e cuida de tudo com muito amor. Eu não quero importar ingredientes exclusivos e raros, eu quero inventar tudo que eu puder de único e diferente com graviola, mastruz, caju, banana, nata, milho e coentro”, fala a chef.

Para conferir o trabalho de Karol Teodoro:

Aconchego Bistrô

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 (dentro do Museu da Indústria). Contato: (85) 99255-7938. Instagram: @euaconchego
Funcionamento: segunda a sexta 11h30 as 16h30 / sab e dom 10h30 as 17h30 (eventualmente, abre a noite ao púbico com apresentações culturais).

Lorena Machado

“Eu tive o privilégio de poder escolher a gastronomia como profissão. Mesmo sem ter certeza sobre o futuro e com tantas inseguranças devido a idade tão jovem, me vi entrar em cozinhas profissionais sentindo uma grande alegria de fazer algo que sempre me encheu os olhos. A minha relação com o ato de comer e, consequentemente, cozinhar sempre foi intensa, calorosa, curiosa, mas, acima de tudo, percebo que esse momento sempre foi motivo de reunir pessoas que amo e, talvez, essa seja a verdade por traz dessa escolha que eu fiz tão nova”, explica a chef. Hoje somam 7 anos de cozinha profissional, empreendendo e chefiando uma brigada todos os dias em todos os serviços com uma equipe que confia no trabalho, como também acredita no que se faz diariamente no Gingado Restaurante e Bar.

Para conferir o trabalho de Lorena Machado:

Gingado Restaurante e Bar

Endereço: Rua Eduardo Garcia, 201. Contato: (85) 99431-0303. Instagram: @gingadogastrobar

Funcionamento: Terça a sexta, das 12h às 15h30 e das 17h30 às 23h; sábado, das 12h às 23h; domingo, das 12h às 17h.

Marina Araújo

Marina Araújo é cozinheira, pesquisadora e gestora cearense. Já esteve à frente de dois restaurantes em Fortaleza e, hoje, é chef executiva do restaurante Raiz Cozinha Brasileira. Participou de programas televisivos como The Taste Brasil e Que Seja Doce, ambos da GNT, sendo vencedora da competição neste último. Desenvolveu pesquisa sobre a doçaria do Ceará e, hoje, é diretora do Mercado AlimentaCE, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Para conferir o trabalho de Marina Araújo:

Restaurante Raiz

Endereço: Av. Washington Soares, 3300. Contato: (85) 99401.9530 / 3035.9999 Instagram: @raizcozinhabrasileira

Funcionamento: domingo a quinta, das 11h às 23h | sexta e sábado, das 11h às 00h

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui