Sabores da Cidade anuncia os mais votados do prêmio gastronômico do site no Festival de Gastronomia Cearense

Divulgação do resultado da votação popular aconteceu no Complexo Cultural Estação das Artes nessa sexta-feira, 23 de fevereiro

Tainá Cavalcante/Estudio Voa
Mais votados reunidos. Foto: Tainá Cavalcante/Estudio Voa

Um total de 30 categorias e 150 estabelecimentos participantes, uma trajetória gastronômica unindo o que há de mais sofisticado em Fortaleza à comida mais simples, mas independente da roupa, sempre saborosa. O Prêmio Melhores Sabores da Cidade 2023 anunciou os mais votados pelo público nesta sexta, dia 23 de fevereiro, na programação do Festival da Gastronomia Cearense, realizado pelo Mercado Alimenta Ceará, no Complexo Cultural Estação das Artes, mostrando o que teve de melhor na gastronomia cearense no último ano. No comando do site e da premiação, a jornalista Izakeline Ribeiro anunciou, ao lado de Ítalo Borges, os melhores de cada categoria contando com restaurantes, bares, comida popular e profissionais para o público presente no Festival, que conferiu a premiação genuinamente cearense.

A 7ª edição do Melhores Sabores da Cidade foi possível graças à grande parceria de São Geraldo, empresa representada no evento pela Diretora Comercial e Marketing, Ana Maria de Souza. A premiação contou ainda com o patrocínio do Primeira Mesa Fortaleza, aplicativo de reservas que conecta clientes aos melhores restaurantes de Fortaleza, Mercadinhos São Luiz, grande parceiro do site que colabora para a plataforma esteja em atividade e apoio do Mercado Alimenta Ceará, que disponibilizou o espaço na programação do Festival de Gastronomia Cearense, PSQ, responsável pelo sistema de votação e Liduina Figueiredo.

Evento teve degustação de São Geraldo. Foto: Tainá Cavalcante/Estudio Voa

Os concorrentes de cada categoria foram selecionados pelo júri formado por profissionais da área, leitores e formadores de opinião, com a premissa de serem apaixonados por gastronomia. Nesta primeira fase são escolhidos pelos jurados os cinco melhores de cada categoria, ficando para o público do Sabores da Cidade votar online pelo site no restaurante que avalia ser o melhor. Promovendo a premiação desde 2016, nesta sétima edição, três novas categorias foram somadas as outras 27, a pedido do público do site e das redes do Sabores da Cidade, são elas estabelecimentos com melhor programação musical, locais que são a cara de Fortaleza e os mais reservados pelo aplicativo Primeira Mesa, parceiro do Sabores da Cidade.

Izakeline reforça que “nenhum restaurante paga, patrocina ou oferece qualquer troca para estar entre os indicados. As indicações são baseadas nas experiências dos jurados, da nossa equipe e dos leitores e seguidores do Sabores da Cidade durante o ano de 2023”. A seleção foi ao ar no site www.saboresdacidade.com, de 23 de janeiro a 18 de fevereiro, e o público, com 16.294 votos únicos, fez suas escolhas nas 30 categorias de forma livre.  

Nesta edição a categoria mais disputada foi a de restaurantes com a Melhor Carne, com o primeiro, segundo e terceiro colocados com diferença menor que 1% entre eles. A votação mais expressiva foi para o Floresta Bar na categoria Programação Musical e para o Raimundo dos Queijos como A cara de Fortaleza com quase 50% dos votos cada um. O grande vencedor da tarde de premiação foi o restaurante Mangue Azul conquistando três categorias, Melhor Experiência Gastronômica, Melhor Chef, Ivan Prado e Melhor Sommelier, a sommelière Ilka Salatielle, profissionais que atuaram no estabelecimento em 2023.

Ítalo Borges e Izakeline Ribeiro. Foto: Tainá Cavalcante/Estudio Voa

O site Sabores da Cidade tem o objetivo acima de tudo de promover a gastronomia cearense, independente de ter a maior quantidade dos votos do público ou não, todos foram votados e lembrados com carinho pelos jurados e público. “O mercado gastronômico na cidade cresceu nos últimos anos, unindo criatividade, muito esforço e dedicação dos profissionais, além da valorização dos insumos locais, que continue uma crescente ano a ano”, finaliza Izakeline.

Um agradecimento especial ao corpo de jurados que contou com 29 pessoas entre especialistas, leitores e formadores de opinião junto com a equipe do site indicou as melhores experiências gastronômicas no último ano: Mariana Marques, Hamilton Sobreira, Matheus Vieira, Lisianne Araujo, Rogers Taboss, Camila Lopes, Morganna Cavalcante, Isabelle Reinbold, Jeritza Gurgel, Claudia Marques, Mirelle Costa, João Furtado, Rayane mendonca, Jessica Frota, Karime Loureiro, Iury Aldenhoff, Marcelo Maia, Mariana Montenegro, Jordana Dembogurski, Maíra Suspiro, Poliana Pimentel, Eliana Osório, Érica Valente, Thiago Jucá, Clovis Holanda, Marcia Neysa, Flávio Sobral, Allyson dos Reis Pimentel e Gabrielle Azevedo.

Confira a lista dos mais votados pelo público:

COMIDINHAS 

Melhor cafeteria de Fortaleza – Com 41,8% dos votos, a cafeteria mais votada foi: LE PAIN LE CAFÉ

Sorvete preferido de Fortaleza – Com 31,9% dos votos, 50 SABORES

Doce mais querido de Fortaleza – Com 35,2% dos votos, EMPÓRIO BROWNIE

Melhor pão artesanal de Fortaleza – Com 32,5% dos votos, PÂINE

Pizza preferida de Fortaleza – Com 34% dos votos, ASTTORE FORNERIA 

Sanduíche preferido de Fortaleza – Com 43,1% dos votos, EL CHANCHO

Melhor experiência em casa de Fortaleza – Com 33,6% dos votos, FOGO 36

NOVAS CATEGORIAS

Melhor programação musical de Fortaleza – Com 48% dos votos, FLORESTA BAR

Lugar mais a cara de Fortaleza – Com 47,5% dos votos, RAIMUNDO DO QUEIJO

Restaurante mais reservados pelo aplicativo Primeira Mesa Fortaleza – Com 24,7% dos votos, CERVEJARIA TURATTI 

COMIDA POPULAR

O melhor Pratinho de Fortaleza – Com 30,1% dos votos, PRATINHO DA LINDA (CIDADE 2000)

Melhor Espetinho de Fortaleza – Com dos 27% dos votos, ESPETINHO DO TIO RONI (CIDADE 2000)

Melhor Tapioca de Fortaleza – Com 33,3 % dos votos, TAPIOCAS O OSMAR

BARES

Melhor Bar de Fortaleza – Com 25,6% dos votos, GIZ COZINHA BOÊMIA

Melhor Wine Bar de Fortaleza – Com 41,7% dos votos, BRAVA WINE

Melhor cervejaria de Fortaleza – Com 37,7% dos votos, TURATTI

RESTAURANTES

A novidade do ano em Fortaleza – Com 33,2% dos votos, DOC TRATTORIA & WINE BAR

Melhor restaurante de Cozinha estrangeira original – Com 42,3% dos votos, MARQUÊS DA VARJOTA (PORTUGUÊS)

Melhor restaurante self-service de Fortaleza – Com 39,2% dos votos, REGINA DIÓGENES

Melhor barraca de praia de Fortaleza – Com 36,2% dos votos, TERRA DO SOL

Melhor experiência com comida vegana em Fortaleza – Com 33,7% dos votos, MANDIR

Melhor experiência com comida saudável em Fortaleza – Com 31,2% dos votos, EMPÓRIO DA TAPIOCA 

Melho oriental de Fortaleza – Com 39,3% dos votos, RYORI

Melhor restaurante italiano de Fortaleza – Com 43,1% dos votos, LA BELLA ITALIA

Melhor carne de Fortaleza – Com 24,30% dos votos, PARRILEIRO

Melhor da Cozinha tradicional cearense – Com 31,3% dos votos, KINA DO FEIJÃO VERDE

Melhor experiência gastronômica em 2023 – Com 35,6% dos votos, MANGUE AZUL

PROFISSIONAIS

Bartender do ano – Com 32,7% dos votos, VITÓRIA OLIVER

Sommelier do ano – Com 39,6% dos votos, ILKA SALATIELLE

Chef do Ano – Com 30,4% dos votos, IVAN PRADO

Comentários

Comentários

Latest articles

Related articles

spot_img