Setfor lança Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza nesta terça-feira (27/09)

0
743

 A harmonia entre as notas musicais e o tempero dão o tom da experiência

Como forma de celebrar o Dia Mundial do Turismo, comemorado na próxima terça-feira (27/09), a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) lança na data,em evento fechado para convidados, a Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza. O novo projeto oferece uma experiência sensorial gastronômica que propõe a harmonização dos ingredientes utilizados na preparação dos pratos com números musicais. Cinco diferentes restaurantes de Fortaleza participam da rota: O Banquete, Café Ilha, Culinária da Van, Geppos e Mayú.

Da culinária regional, inspirada em canções de Luiz Gonzaga e Belchior, até pratos da gastronomia italiana, passando pela bossa nova e por sabores dos ritmos não lineares do jazz de Nova Orleans, a proposta é surpreender moradores e turistas com uma experiência sensorial única.

Criado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE) e com o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o projeto será realizado sempre às terças-feiras, às 19h30. Nesta primeira fase do projeto, a degustação será realizada em um restaurante a cada semana, de outubro a dezembro de 2022.

A Rota da Gastronomia Cultural faz parte dos projetos de turismo de experiência lançados pela Setfor em 2022. “A gastronomia é um importante vetor dentro do turismo de experiência. Vemos que hoje o público está cada vez mais exigente e seletivo”, comenta Alexandre Pereira, secretário do turismo de Fortaleza. “Com esse projeto especificamente, estamos focando em um público que quer consumir produtos exclusivos e de alta qualidade, de uma maneira envolvente. Cada restaurante tem sua própria identidade e entrega uma experiência diversa, traduzindo diferentes culturas e gastronomias, por meio da música e de uma releitura de receitas e temperos originais, em momentos marcantes e únicos”, afirma.

“Esse projeto une uma diversidade de gastronomia muito rica atrelada à música. Ele vai trazer uma fusão de sensações, de sabores, muito interessante, que vai fomentar muito a economia e o turismo aqui no nosso Estado”, avalia Taiene Righetto, presidente da Abrasel-Ce. “Esperamos que essa iniciativa se perpetue e cresça, para envolver cada vez mais restaurantes, de forma que possamos receber ainda melhor o nosso turista e o fortalezense, passando pra eles uma experiência que irão levar para o resto da vida”, conclui.

Cid Alves, presidente em exercício do Sistema Fecomércio Ceará, destaca a relevância da iniciativa para a economia da Cidade. “É uma oportunidade de fortalecer dois segmentos importantes para o desenvolvimento do nosso Estado: o turismo e a gastronomia. Nesse contexto, o Sistema Fecomércio chega para somar, através dos braços social e de educação profissional, Sesc e Senac. A culminância dessa parceria representa uma conquista coletiva e que, sem sombra de dúvidas, vai contribuir com a valorização da economia regional e da cadeia gastronômica do Ceará”, avalia.

A seleção dos estabelecimentos integrantes da rota seguiu indicação da Abrasel. Já a curadoria das atrações musicais ficou a cargo do Sesc/ Ce.

Estabelecimentos da Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza

O Banquete

Av. da Abolição, 3340 – Meireles

(85) 98690-6925

@obanqueterestaurante

Café Ilha

Rua dos Cariris, 43 – Praia de Iracema

(85) 4011-6161

@cafeilha

Culinária da Van

Rua Waldery Uchôa, 260 – Benfica

(85) 3046-8600

@culinaria.davan

 Geppos

Av. Desembargador Moreira, 1011 – Aldeota

(85) 3433-1048

@gepposrestaurante

Restaurante Mayú

Senac Reference – Av. Desembargador Moreira, 1301 – 4º andar – Aldeota

(85) 99430-9755

@restaurantemayu

Calendário da Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza 2022

04/10 – O Banquete

11/10 – Café Ilha

18/10 – Culinária da Van

25/10 – Geppos

01/11 – Mayú

08/11 – O Banquete

15/11 – Café Ilha

22/11 – Culinária da Van

29/11 – Geppos

06/12 – Mayú

Comentários

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui