Como as redes sociais são decisivas para que os clientes escolham restaurantes

Não é novidade que as redes sociais têm um papel crucial na escolha de onde ir para comer. Nelas, os consumidores se deliciam com as comidas antes mesmo de provar, por meio de fotos e vídeos que encantam só em ver.

Nas plataformas digitais, os consumidores podem explorar opções, ver fotos e ler avaliações. Imagens de pratos atraentes e feedbacks de outros clientes influenciam diretamente a decisão de qual será o próximo restaurante.

Redes sociais são decisivas para escolher onde comer (Foto: Freepik)

O fator visual é particularmente importante, já que uma boa foto pode gerar mais engajamento e despertar o interesse do público. As opiniões de clientes anteriores também são extremamente influentes.

Um levantamento realizado pelo Brazil Panels & Behavio Insights em julho deste ano, aponta que 70,2% dos entrevistados já foram a um restaurante após vê-lo na rede social Instagram. A entidade entrevistou 2.548 pessoas no Brasil, categorizadas por classe social, faixa etária, gênero e região geográfica.

A pesquisa diz, ainda, que a plataforma supera até recomendações de amigos e familiares, que influenciam 53,1% das decisões. Os dados foram compartilhados pela CNN Viagem & Gastronomia.

Izakeline pontua, ainda, que esse espaço que a rede social proporciona para o relacionamento entre a empresa e o cliente é “fundamental”, mas não é só manter um perfil, “é ter uma atenção” aos clientes. “É óbvio dizer, mas a rede é social, as pessoas estão ali para se comunicar”, reforça.

LEIA MAIS | Café da manhã de hotel em Fortaleza: 5 opções com serviço aberto ao público

Avaliações e comentários em plataformas como Instagram, Facebook ou Google podem atrair ou afastar clientes. Muitos preferem conferir essas opiniões para garantir que o lugar ofereça a experiência que procuram.

Assista a entrevista completa de Izakeline Ribeiro para o podcast Antes do Prato

Para a jornalista e pesquisadora em Gastronomia, Izakeline Ribeiro, “o impacto é enorme. Hoje não dá para um estabelecimento, até dá, mas dependendo da proposta da casa, ela precisa se comunicar diretamente com o cliente. A fala ocorreu em participação ao podcast Antes do Prato.

Ela continua: “As pessoas ainda procuram no Google, mas muitas têm esse comportamento de não procurarem mais nem no Google. Quando uma pessoa quer saber de um restaurante, ela viu o nome do restaurante, vai procurar o Instagram, vê as fotos, o vídeo, o que ele tem, o cardápio”.

A pesquisadora afirma que esse é o comportamento atual, “as pessoas usam para tomar decisão de onde elas vão”. Ela ressalta, ainda, que existe “a indicação dos amigos”, de influenciadores, mas “mesmo vendo as dicas”, as pessoas ainda assim entram nos perfis oficiais dos restaurantes para darem uma conferida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest articles

Related articles