A Unifametro, instituição educacional no Ceará, segue com ações de responsabilidade social durante o período de quarentena. Professores e alunos do curso de Gastronomia se uniram e, com o apoio do centro universitário, vão doar cerca de 3 mil marmitas em Fortaleza para as organizações Obra Lúmen, Associação dos Moradores do Jacarecanga, e a Comunidade do Mercado Velho. As organizações vão fazer a distribuição para quem precisa diariamente.
A iniciativa foi do curso de Gastronomia que, ao ver os laboratórios parados, enxergou na quarentena a possibilidade de gerar uma atividade para os alunos e ajudar alguém ao mesmo tempo. Com isso, o laboratório que cabe, em média, 40 pessoas, receberá diariamente um grupo de 4 alunos e um professor para produzir 700 marmitas por semana. Os insumos serão custeados pela Unifametro e pela Solmar Distribuidora, que doará alimentos para um dia de produção.
“Vamos fazer entre 100 e 200 quentinhas por dia, cinco vezes por semana, durante um mês. Assim, vão ser 2.800 quentinhas no total, cada uma com cerca de 500 gramas. O momento é crítico e queremos fazer a nossa parte”, afirmou o coordenador do curso de Gastronomia da Unifametro, chef Fábio de Lucca. A produção acontecerá de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h. Em seguida, as marmitas serão destinadas para as três comunidades, que vão fazer a distribuição para quem precisa diariamente.