Escola de Gastronomia Social vence 2ª edição do prêmio Pacto contra a fome

As iniciativas vencedoras foram reveladas nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, em São Paulo

Reconhecer e dar visibilidade às iniciativas voltadas ao combate à fome e ao desperdício de alimentos no Brasil é o objetivo do Prêmio Pacto Contra a Fome, realizado pelo Instituto Pacto Contra a Fome. A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, foi vencedora na categoria “Redução e/ou reversão do desperdício de alimentos”. A segunda categoria é “Promoção da segurança alimentar”. Seis iniciativas foram contempladas com o valor de R$ 100 mil cada, incluindo ainda o IPREDE e o Instituto Metamorfose, ambos de Fortaleza.

A Escola inova ao utilizar uma metodologia que privilegia em todas as ações, o fortalecimento da cultura alimentar, gastronomia social e sustentabilidade, conceitos fundantes que promovem  a segurança alimentar, a alimentação adequada e saudável e o combate ao desperdício.  

“Os alunos discutem as cadeias de produção do alimento e gestão de resíduos como óleo e reciclagem de esponjas usadas, compreendendo além das técnicas culinárias, a importância dos saberes, dos ofícios e dos insumos, influenciando positivamente no repertório alimentar. Didaticamente, há uma orientação nas ações para o consumo consciente, apresentando aos alunos o diferencial dos insumos e produtos locais, serviços e comportamentos que sejam social e ambientalmente responsáveis e éticos”, afirma Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, que representou o equipamento na cerimônia de revelação dos vencedores, ao lado e Rachel Gadelha, presidente do IDM, e Vanessa Moreira, coordenadora de Cultura alimentar da EGSIDB.

“Estar entre as iniciativas vencedoras é um grande reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito há seis anos em parceria com o Instituto Dragão do Mar, sendo fruto de uma política pública da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará. Esse é um dos diferenciais da Escola ao valorizar o papel da comida na cultura e também como agente transformador”, completa.

A premiação conta com a cooperação de três agências da Organização das Nações Unidas (ONU): a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (WFP), além do apoio do Instituto XP, do grupo XP Inc.

Sobre a Escola
Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80, Cais do Porto (Mucuripe) – Fortaleza – Ceará.
Site: gastronomiasocial.org.br
Redes sociais: @escolagastronomiasocial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest articles

Related articles