É comum associar os chefes de cozinha aos restaurantes que comandam, mas eles também exploram outros sabores pela cidade. Pensando nisso, o Sabores da Cidade traz quatro indicações de onde esses profissionais gostam de ir para provar outras delícias além das suas próprias criações.
Confira abaixo as indicações de quatro renomados chefs de Fortaleza. Opções para conhecer e se deliciar, seguindo as dicas de profissionais autênticos e que sabem bem do que estão falando. Veja os lugares e faça o roteiro.
LEIA MAIS | Cassius Coelho: da contabilidade à panificação, uma mudança de rota que deu origem à Grão D’Alino
Onde os chefs gostam de comer em Fortaleza
Frederico Jayme

Para o chef do restaurante Amecari, Frederico Jayme, o La France é um dos que mais gosta de frequentar. “Com uma consistência admirável ao longo dos anos — tanto na cozinha quanto no atendimento — ele sempre me faz querer voltar”, conta.
“Meu prato favorito? O filé ao queijo roquefort: carne no ponto certo, arroz branco impecável e aquelas batatas chips finíssimas, feitas na casa… Uma combinação clássica e perfeita. Clássicos assim merecem ser celebrados”, completa o chef.
La France
Instagram: @restaurantlafrance_
Endereço: Rua Silva Jatahy 982, Meireles
Karol Teodoro

Já a chef do restaurante Aconchego, Karol Teodoro, localizado no prédio do Museu da Indústria, bem no bairro Centro, tem dois lugares favoritos: o Mua Tuá e o Ventana. Ela conta que é “fã de carteirinha dos dois”.
“O Mua Tua, da chef Geórgia Santiago. Tudo é incrível, mas em especial amo forte a gyoza e a moussaka. O Ventana, da chef Rosele Tejada, tem os melhores sanduíches! Amo o de atum e o salmão gravlax”, detalha.
Muá Tuá
Instagram: @muatuabistro
Endereço: Rua Torres Câmara, 600 — Casa 21
Ventana
Instagram: @ventanaroseletejada
Endereço: Av. Almirante Barroso, 1003 – Praia de Iracema
Lorena Machado

A indicação da chef Lorena Machado, que comanda a cozinha do restaurante Gingado, indica o Ciranda, localizado no bairro Varjota.
“Sou suspeita, pois é do meu esposo, mas realmente vou lá como cliente! O restaurante Ciranda, fica na Varjota. O que eu amo comer lá é sempre peço: o Couvert, porque além do pão na brasa, vem um patê de sardinha maravilhoso e ovinhos de codorna marinados, além disso, também amo o Secretos de porco que é finalizado com uvas grelhadas e coentro”, detalha.
Ciranda
Instagram: @cirandabrasaautoral
Endereço: R. Frederico Borges, 372 – Meireles
Marcos Wandebaster

O chef e professor Marcos Wandebaster, proprietário da Cumbuca Doçaria Brasileira, conta como descobriu um dos seus lugares favoritos. “Como apaixonado por gastronomia brasileira, amo conhecer pessoas que usam suas cozinhas como instrumento de valorização de nossas culturas alimentares, e não apenas no conceito de cardápio, mas em toda a essência dos nossos significados de comer: comida farta, memórias afetivas, bem estar e preço justo”, detalha.
“Em minhas pesquisas, conheci o Ponto da Muqueca, que fica no Morro Santa Terezinha. Ao ar livre, debaixo das sombras de frondosas castanholas, além da sensacional Moqueca de Arraia (carro chefe da casa e meu prato preferido do cardápio), eles servem pratos da culinária cearense como baião de dois, carne do sol e macaxeira frita. Vale muito a pena conhecer e viver a experiência!”, conta Marcos.
Ponto da Moqueca
Localização: Morro Santa Terezinha